Q

Previsão do tempo

22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 24° C
22° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 32° C
  • Monday 29° C

PCP acusa Câmara de falta de Planeamento com o ajuntamento de outubro na Praia do Norte

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PCP-Nazaré alerta para os graves problemas sentidos pela população decorrentes da falta de planeamento, investimento, preparação e estruturação do concelho para receber milhares de pessoas que visitam a Nazaré em determinadas alturas do ano.

A sessão de free surf, decorrida nos dias 28 e 29 de outubro, que juntou uma multidão ao longo da estrada do farol e pelas arribas, e levou a Nazaré a todos os canais informativos devido às ondas grandes, mas também ao ajuntamento em tempo de pandemia, é apontado como um dos exemplos da falta de planeamento.

No sítio da internet da Câmara Municipal da Nazaré, a 27 de Outubro, e tendo em conta a aproximação do fenómeno natural que origina periodicamente as Ondas Gigantes na Praia do Norte, podia ler-se: “As autoridades oficiais locais, que estiveram reunidas, durante esta tarde, determinaram algumas normas destinadas à assistência de público que costuma acorrer em grande volume até ao local, tendo em conta o contexto pandémico”, entre as quais a do encerramento do Forte de São Miguel Arcanjo e o condicionamento do trânsito na Estrada do Farol.

“O que se veio a assistir foi a um enorme caos, causado não só pela acumulação de pessoas na zona de acesso ao farol, mas pela quantidade de viaturas que se empilhou por tudo o que era canto e recanto no Sítio da Nazaré, impedindo, inclusive, que algumas pessoas conseguissem ir trabalhar por terem a sua viatura bloqueada por outras estacionadas de qualquer forma, por via da ausência de lugares/parques de estacionamento suficientes”, escreve o PCP.

Para o PCP, “os planos traçados pelas entidades oficiais locais para acolher condignamente e em segurança todos os que nos visitaram nesses dias, e para garantir a normalidade aos que por cá residem, falharam em toda a linha, pondo em causa a segurança sanitária dos participantes e das populações, e, por incompetência e irresponsabilidade, a possibilidade de, mesmo no contexto epidémico atual, continuar a desenvolver atividades desta natureza em condições de organização, proteção e segurança sanitária”.

Referem os comunistas que “o responsável pelo executivo municipal escudou-se na imprevisibilidade da afluência dado o contexto de saúde pública e na inorganicidade do evento”, acrescentando que a prática normal dos profissionais e adeptos do Surf relativamente às “ondas gigantes” era conhecida e por isso “é inexplicável a surpresa expressa pelo Presidente da Câmara Municipal”.

A estrutura local do PCP, as falhas e as desproporcionalidades “são gritantes” tendo em conta a forma como se projeta a Nazaré no mundo”, apontando ainda para a “inexistência de parques de estacionamento periféricos com a devida ligação aos diferentes pontos do concelho através de uma eficaz rede de transportes públicos urbanos, à carência de parques condignos para caravanistas, para além de constrangimentos ao nível do ordenamento do território e do urbanismo”.

No comunicado sobre a sessão de free surf e o ajuntamento que causou, o PCP refere, ainda, que o turismo é importante para o dinamismo da economia do concelho da Nazaré, e a visibilidade que as ondas da Praia do Norte têm aportado a este sector são uma mais-valia inegável para atingir os mais altos objetivos nesta área.

“Há que estruturar o concelho alinhando-o com aquilo que os visitantes esperam encontrar e com o que os residentes desejam, e merecem, ter – um concelho justo, equilibrado, seguro e em harmonia com as várias dimensões da nossa vida coletiva – económica, social, ambiental e cultural”, sugerem os responsáveis pela concelhia.

A comunicação dos comunistas termina com a recuperação de um dos temas que marcou a discussão na última Assembleia Municipal da Nazaré, a realização da Festa do Avante em tempo de pandemia de Covid-19, e o pedido de esclarecimentos ao Presidente da Câmara sobre o que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio