Município e Instituto hidrográfico acordam nova parceria destinada à investigação

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município da Nazaré e o Instituto Hidrográfico acordaram uma nova parceria que tem como finalidade o desenvolvimento do projeto “New Monitoring Strategies for the Portuguese Coastal Ocean aiming to foster Scientific Knowledge and Support to Society: the Nazare CANyon and Berlengas BIOSphere Reserve of Unesco case study” (MONICAN-BBIOS).

Aproveitando a abertura do Aviso de Concurso Call n.4 Investigação do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021, o projeto será candidatado aos financiamentos disponíveis.

“A parceria tem por base os interesses e aspirações de duas entidades com atividades diferentes, mas que, de certo modo, se complementam nas iniciativas propostas”, refere o texto do protocolo aprovado pelo executivo, em reunião de Câmara, na passada quinta-feira, 29 de outubro.

O conhecimento adquirido no novo projeto será utilizado como base para delinear futuros programas de monitorização para o oceano costeiro a implementar tanto na área de influência do Canhão da Nazaré, como noutras áreas da costa portuguesa, caso o financiamento seja atribuído.

A instalação e operacionalização de um sistema de radar costeiro de alta frequência (constituído por duas antenas, uma na Nazaré e outra em Peniche), que permitirá a monitorização das correntes superficiais em toda a área e potencialmente, bem como a monitorização da agitação marítima num setor ao largo de cada uma das localizações de cada antena, é outra das finalidades do novo acordo.

“Este sistema abre o potencial para um maior apoio em tempo-real disponibilizado às comunidades náuticas locais (comunidades de pescadores, surf, náutica de recreio, mergulho) através de produtos específicos que serão implementados pelo projeto”, refere ainda o protocolo.

A colaboração entre Câmara e IH em temáticas de interesse sobre o meio marinho ao largo da Nazaré esteve na origem do projeto “O Observatório do Canhão da Nazaré” (MONICAN), que integra a rede de observatórios costeiros europeus reunida no quadro do projeto Europeu JERICO-NEXT (H2020-INFRAIA 2014-2015), implementado entre 2008 e 2011, e na instalação do Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, a funcionar no forte São Miguel Arcanjo. Este tem divulgado o trabalho desenvolvido pelo Instituto Hidrográfico sobre o Canhão da Nazaré, bem como os novos estudos a desenvolver nesse âmbito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare