Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C

Cooperativa de fruticultores de Alcobaça despede no período experimental

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O portal despedimentos.pt denuncia a existência da prática de despedimentos na Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

De acordo com o portal, a Narc Frutas faz sistematicamente contratos a prazo com trabalhadores para substituir funcionários em baixa médica e depois despede-os invocando o período experimental, fugindo ao dever de pagar as respetivas compensações por caducidade do contrato.

O portal que recebe denúncias de abusos laborais dá conta que a administração da Narc, cooperativa de fruticultores em Alcobaça, “está a despedir trabalhadores precários durante o período experimental”.

Os relatos que chegaram ao site apontam para “vários” trabalhadores que “têm vindo a ser recrutados com contratos a prazo, com o objetivo de substituir funcionários do quadro que se encontram em baixa médica”.

“Quando a baixa termina e esses funcionários regressam ao trabalho, “os precários são imediatamente despedidos invocando o período experimental”. Isto apesar de “em muitos casos”, os contratos em causa “terem uma duração de vários meses”, refere o portal.

O despedimentos.pt escreve que “estes trabalhadores são descartados passados apenas alguns dias, em alguns casos, menos de uma semana depois de iniciarem funções”. Isto significa que “a administração assume um compromisso pelo tempo que está contratado e leva os trabalhadores a aceitar condições que não se verificam, usando o período experimental como uma forma de descartar estas pessoas no momento que considera mais oportuno, fugindo ao dever de pagar as respetivas compensações por caducidade do contrato”.

Para além disso, as mesmas denúncias indicam “omissões na folha salarial e nos acertos de contas quando os trabalhadores são despedidos, nomeadamente com a falta de pagamento dos subsídios de alimentação”. Estará também “a ser imposta uma carga horária superior às 8 horas diárias previstas, não sendo feito o respetivo pagamento do trabalho extraordinário que é realizado”.

A Narc Frutas é uma cooperativa de fruticultores da região de Alcobaça fundada em 1998, que armazena em instalações próprias e comercializa a produção que resulta de uma área de produção de 220 hectares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval

Despiste aparatoso junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão

Uma mulher de 37 anos sofreu ferimentos ligeiros após uma queda aparatosa do veículo que conduzia, ao princípio da manhã do passado dia 19, na ravina junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão. O despiste aconteceu entre as seis e meia e as sete da manhã, numa...

despistepousada