Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Cistermúsica encerra com os majestosos “Carmina Burana”, de Carl Orff

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Num ano de absoluta exceção, e apostado em devolver o palco aos artistas e a plateia aos melómanos, o Festival de Música de Alcobaça “superou um dos seus principais objetivos ao atingir a lotação esgotada em todos os espetáculos na sua 28ª edição”, segundo a organização.

“A adesão do público foi inequívoca”, alcançando os 1450 ingressos disponibilizados, tendo sido o festival procurado não só pela comunidade local e regional, mas também por melómanos de norte a sul do país e por público estrangeiro, confirmando assim que o Cistermúsica, para além da sua reconhecida qualidade artística, é também, ano após ano, um dos principais destinos de turismo cultural na região Centro do país.

No último concerto com público presencial o festival apresentou Stabat Mater de Pergolesi, uma encomenda ao acordeonista João Barradas a que se juntaram as vozes de Bárbara Barradas e Cátia Moreso.

Os doze andamentos do Stabat Mater, intercalados com obras de Johann Sebastian Bach e Domenico Scarlatti, foram a base de partida para a congregação de diferentes práticas musicais desde a icónica Nave Central do Mosteiro de Alcobaça, no dia 16 de agosto, às 18h00.

No domínio digital o festival concretizou outra das suas grandes promessas dos últimos anos: a crescente abertura a todos os públicos – desde há muito ilustrada pelo lema “um clássico para todos” – através da transmissão em streaming de uma outra encomenda Cistermúsica: a famosa Carmina Burana de Carl Orff, numa performance em estreia mundial pela Vortice Dance Company, e que pode ser visualizada na noite de 19 de agosto, às 23h00 no Facebook do festival.

Cláudia Martins e Rafael Carriço, diretores artísticos e coreógrafos da companhia, apresentaram uma abordagem exuberante e provocativa da obra musical de Carl Orff que, de alguma forma, recria também a recente situação de confinamento, pois o espetáculo que foi apresentado resulta de uma residência artística em que a companhia esteve enclausurada noites a fio nalguns dos mais belos espaços interiores do Mosteiro de Alcobaça para conceber uma obra única, que une a intensidade da dança contemporânea e da representação ao videomapping.

Esta não foi única aposta digital do festival nesta edição, pois poucos dias antes, a 15 de agosto, pelas 21h30, também em streaming e na mesma plataforma foi apresentado o já tradicional Cistermúsica Non Stop, cujo programa incluiu uma pequena maratona composta pelos recitais de piano dos consagrados Vasco Dantas Rocha e Daniel Bernardes, intermediados pelo bailado “Falar em Silêncio” pela Academia de Dança de Alcobaça.

Em jeito de balanço, o festival Cistermúsica considera cumprido o seu propósito primordial, porventura, o mais desafiante de uma história com quase três décadas devido ao contexto de incerteza e receio em que vivemos: dar aos artistas, restantes profissionais do mundo da cultura, público e sociedade em geral a confiança necessária para o regresso da vida cultural. Segundo a organização era possível, como sempre defenderam, adaptar o festival de forma a manter a qualidade da sua programação e a respeitar todas as recomendações de saúde pública para a realização de espetáculos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...