Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 27° C
[speaker]
[speaker]

Entrada no Mosteiro de Alcobaça pela Igreja em obras de conservação até ao fim do ano

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras na portaria e na loja do Mosteiro de Alcobaça tiveram início e deverão ficar concluídas até ao final do ano. Quem passa pela Praça 25 de Abril depara-se, agora, com a enorme estrutura metálica na frente do Portal de acesso à nave central.

A intervenção, com um valor estimado de 320.000 euros, vai possibilitar a reorganização da receção do Mosteiro de Alcobaça e retirar da igreja um balcão destinado à venda de ingressos e posto de loja.

A entrada dos visitantes no monumento está a ser feita pela antiga portaria do mosteiro, no antigo Palácio das Hospedarias, com a designação de Ala Norte.

A retirada da receção e das transações comerciais do interior da igreja, aliada ao facto de a maioria dos visitantes passar a entrar pela Ala Norte, “permitirá diminuir consideravelmente o nível de ruído e movimentação que atualmente se verifica e, por conseguinte, melhorar as condições para a sua fruição cultural e experiência espiritual”, defendeu aquele organismo, em declarações à Lusa.

A DGPC garantiu ainda que “o portal principal permanecerá aberto”, quer durante a obra, quer depois, e que o acesso à igreja “em momento algum será interditado”.

A única diferença, acrescentou, é que, “quem pretende visitar o monumento completo, ou seja, igreja e antigos lugares regulares, será direcionado para a nova receção, através de sinalética e com a ajuda de colaboradores do mosteiro”.

A obra contemplará também a transferência da loja, atualmente instalada no antigo Parlatório, para a Sala das Conclusões, com acesso direto para a fachada principal, onde o visitante finalizará a visita.

As obras integraram-se numa candidatura conjunta do Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça ao Programa Operacional do Centro Portugal 2020 — Operação Património Cultural da UNESCO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao