Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Jorge Pereira de Sampaio prepara o lançamento de dois novos livros

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Pereira de Sampaio prepara o lançamento de dois novos livros ainda este ano. Um dos livros fala sobre a poetisa Ana Maria Botelho e o outro sobre cerâmica.

O tema da cerâmica foi assunto da tese de doutoramento, defendida em 2016, e deverá sair, ainda este ano, em livro.

“Estamos em conversações com uma editora. Esta obra é sobre a contribuição do professor Domingos Vandelli, italiano que veio para Portugal no tempo de Marques de Pombal, e que fez evoluir a cerâmica no país, pois foi ele que fez introduzir a louça pó de pedra, o cor-de-laranja e o verde ervilha na pintura cerâmica, coisa que não existia na época, e foi ele que esteve por trás da entrada da Porcelana no nosso país”.

A coleção da família Pereira de Sampaio tem no seu espólio, e exposto no Museu de Alcobaça, cerca de 80 peças da lavra de Domingos Vandelli.

Já sobre Ana Maria Botelho, uma pintora portuguesa, filha de José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, 3.º visconde do Botelho, o livro abordará as várias facetas de uma mulher com fortes ligações a Alcobaça.

“Foi uma mulher que Alcobaça estimou muito, que foi uma grande pintora, uma grande poetisa, mas era acima de tudo uma grande mulher, de uma grande generosidade, que adorava Alcobaça, onde passou grandes temporadas, sobretudo na casa da família Pereira de Sampaio. Morreu há dois anos. Tenho esse projeto em mãos, basicamente pronto, para poder entrar e gráfica”.

Os dois projetos literários deverão ser publicados ainda durante 2020.

Recentemente, o autor alcobacense publicou a seu 40º livro dedicado a Virginia Vitorino, que resulta de uma investigação de 30 anos. Saiu uma obra com uma bibliogafia grande, com mais de 800 notas de rodapé e 330 páginas.

“No tempo em que as mulheres não tinham direito ao voto, foi condecorada por 3 vezes pelo Estado Português (ordem de São Tiago (2 graus) e Ordem de Cristo) e condecorada com a cruz de Afonso XII de Espanha, pelos Reis de Espanha. Foi a escritora que mais vendeu nos anos 20”.

Depois do congresso da ADEPA em 2019 em Alcobaça, a poetisa está na ordem do dia lá fora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...