Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 22° C
6° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C

Câmara de Alcobaça aprova Relatório de gestão de 2019 que apresenta saldo positivo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara aprovou o relatório que apresenta um saldo positivo de 400 mil euros, que poderia ter sido ainda mais positivo se o executivo não tivesse reforçado a conta provisionada em 3,5 milhões de euros para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos referente à construção dos Centros Escolares.

“Tivemos 4 milhões de saldo positivo, forçamos em 3,5 milhões a Cister Equipamentos, e mesmo assim mantivemos um saldo positivo de 400 mil euros”, diz Paulo Inácio.

O Presidente da Câmara reforça, ainda, que 2019 foi um ano em que Alcobaça fez obra, como “os centros escolares da Cela, Turquel, a USF da Benedita e a conclusão do Parque Verde bem como a requalificação da Av. Prof. Joaquim Vieira Natividade (entrada em Alcobaça). Foi um ano de grande execução de fundos comunitários como será 2020”, adianta Paulo Inácio, que refere a consideração da CCDR “um dos municípios da Região Centro com uma das taxas de execução mais elevadas”.-

O relatório de Contas da Câmara Municipal, enviado para a Assembleia Municipal, que reunirá a 19 de junho, revela que o Imposto Municipal de Transações e Onerações de Imóveis atenuou a quebra de receitas, ao demonstrar um bom desempenho da atividade económica durante o ano de 2019, traduzindo-se numa subida de 22% em relação a 2018.

O relatório de Gestão de 2019 da Câmara de Alcobaça demonstra uma ligeira quebra do Imposto Municipal de Imóveis nas receitas correntes.

Já as receitas de capital registam, no que toca à participação do Estado em projectos cofinanciados, “uma quebra de 38% em relação ano transato o que corresponde a um menor investimento deste tipo de projetos no ano de 2019”, segundo os calculados apresentados pelo CDSPP.

“As receitas foram compensadas em parte pela venda de terrenos e por outras receitas de capital (excecionais em 2019) que correspondem à restituição do serviço da dívida dos empréstimos dos Serviços Municipalizados e da comparticipação da Câmara Municipal da Nazaré relativa à beneficiação da EM549”.

Carlos Bonifácio recorda que apresentou, em 2018, algumas propostas para o plano de Plurianual de Investimentos para 2019, tais como a Regeneração do Mercado Municipal de Alcobaça com fundos europeus garantidos; a deslocalização de estacionamento dos autocarros que atualmente param na Rua Dr. Brilhante para outros espaços mais próximos do Mercado Municipal, a zona Industrial das Alvas em Pataias, por ser um projeto estratégico que continua adiado há vários anos, sendo necessário voltar a desafetar os terrenos da reserva florestal; em S. Martinho do Porto a reabilitação do Largo Frederico Ulrich; e por fim, o inicio do processo da ALE da Benedita, que, na sua maioria, não avançaram.

“Face a estes resultados, e porque estamos a falar de um relatório que não corresponde ao meu programa eleitoral, mas de quem foi sufragado pela maioria dos eleitores, que espelha algumas opções e prioridades que não são aquelas que venho defendendo nos últimos anos”, o CDSPP absteve-se na votação do Relatório.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca