Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
13° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Dois pavilhões desportivos transformados em hospitais para doentes com Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) prepararam dois hospitais de campanha com capacidade de sessenta camas, para acolher doentes com a Covid-19. O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Badminton e o Pavilhão Desportivo Municipal da Mata foram transformados para funcionarem, se necessário, como unidades de acolhimento de infetados.

O CAR e o Pavilhão da Mata receberam cada um trinta camas para acolher doentes infetados com a Covid-19. Caso a lotação do hospital local seja atingida, estes dois espaços transformados serão utilizados.

“Destina-se a doentes que eventualmente poderiam estar nas suas casas resguardados mas que não têm apoio familiar ou estão isolados e vivem sozinhos, pelo que terão de estar num espaço em que tenham facilmente acesso a respostas a todas as necessidades essenciais”, manifestou a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião.

Os pavilhões desportivos foram agora transformados em hospitais por iniciativa da Câmara Municipal, que envolveu diversas entidades. A Escola de Sargentos do Exército cedeu as camas e o Caldas Internacional Hotel forneceu toalhas e lençóis. Já a Federação Portuguesa de Badminton disponibilizou o pavilhão que gere, dotado de boas condições para ser um hospital de campanha.

Cada um dos edifícios foi totalmente preparado para esta função, com desinfeções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfetar.

Caso entrem efetivamente em funcionamento, a autarquia irá assegurar também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio.

Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a gestão de resíduos hospitalares e a organização de recursos humanos, estando a preparar a contratação de 24 médicos, 30 enfermeiros, 30 auxiliares de ação médica.

O melhor que podia acontecer, segundo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, “era que não fossem utilizados os hospitais”. Todavia, o autarca sublinha que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados epidemiológicos, os casos vão continuar a aumentar até meados de abril.

Para o autarca, as condições criadas no CAR tornam o espaço “seguramente um dos melhores hospitais de campanha do país”. O pavilhão tem dez anos e “está muito bem cuidado, com todas as condições de conforto, climatização, balneários diversos, postos médicos, zona social e de estar, o que tornará menos difícil o momento em que aqui estão”. Na cozinha serão confecionadas as refeições para os dois hospitais.

A directora clínica do CHO, Filomena Rodrigues, acrescentou que devido à proximidade da unidade das Caldas da Rainha do CHO, o Pavilhão da Mata “poderá ser utilizado para o tratamento de doentes infetados com outro tipo de situações, quando esgotada a capacidade do CHO.

Os dois hospitais de campanha resultam de um investimento superior a 20 mil euros por parte da autarquia, que irá ainda investir cerca de cinco mil euros na aquisição de garrafas de oxigénio.

A administradora do CHO sublinhou que o hospital das Caldas da Rainha foi reestruturado para ter um circuito para doentes com a Covid-19 e outro para os restantes doentes, indicando que em cada uma das áreas trabalham equipas diferentes.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda