3º período letivo arranca de maneira diferente do habitual

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O terceiro período escolar iniciar-se-á como previsto, no próximo dia 14, sem atividades letivas presenciais.

No ensino básico, do 1.º ao 9.º ano, todo o terceiro período prosseguirá com o ensino à distância, que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos que complementarão, sem substituir, o trabalho que os professores vêm mantendo com os seus alunos.

De modo a ter o alcance mais universal possível, estas emissões diárias serão transmitidas, a partir do dia 20, no canal RTP Memória, que é acessível não só por cabo ou satélite, mas também, através da TDT.

A avaliação no ensino básico será feita em cada escola pelos professores que melhor conhecem o conjunto do percurso educativo de cada aluno, sem provas de aferição, nem exames do 9.º ano. De acordo com a resolução do Governo, e perante este quadro, será mantido até ao final do ano letivo o regime de apoio especial às famílias com filhos menores de 12 anos.

No ensino secundário, o Governo optou por adiar a decisão, continuando a acompanhar a evolução da situação para confirmar se e quando se iniciarão em segurança as aulas presenciais do 11.º e do 12.º anos.

O Governo mantém em aberto as opções de poder retomar parcialmente as aulas presencias do 11.º e do 12.º durante o mês de maio, ou de prosseguir exclusivamente o ano letivo com ensino à distância, se a evolução da pandemia assim o exigir.

O calendário de exames do 11.º e do 12.º anos «é adiado, decorrendo a primeira fase entre 6 e 23 de julho e a segunda fase entre 1 e 7 de setembro», para que a atividade letiva possa estender-se até 26 de junho.

Na educação pré-escolar, as atividades nos jardins de infância só poderão ser retomadas quando forem revistas as atuais regras de distanciamento – que são impossíveis de cumprir em sala por crianças desta faixa etária – sendo ainda prematuro definir um prazo seguro ainda que indicativo.

No Externato Dom Fuas Roupinho (EDFR), a interrupção letiva não representou um obstáculo.

A avaliação do segundo período seguiu os trâmites habituais: a avaliação é contínua e ao longo deste período foram recolhidos diversos elementos que contribuíram para a avaliação dos alunos. Os Conselhos de Turma de Avaliação decorreram à distância, contudo com toda a celeridade que o momento exige.

Os resultados da avaliação foram disponibilizados aos Encarregados de Educação através da plataforma on-line já existente, ou através de email ou correio.

O 3.º período será feito com recurso a plataformas digitais que proporcionem o recurso a aulas à distância, privilegiando uma utilização intuitiva e que permitam, sobretudo, uma comunicação fluída e próxima entre alunos e professores.

O recurso a este tipo de plataformas foi, inclusivamente, o modelo adotado no final do segundo período, imediatamente após a suspensão das aulas presenciais, revelando-se uma estratégia bem aceite pela generalidade da comunidade escolar, em especial, pelos alunos.

“A Direção do EDFR está determinada em garantir que todos os alunos continuam a aprender no presente contexto de emergência mundial, encontrando as respostas mais adequadas e potenciadoras do sucesso educativo de cada um”, refere a instituição em comunicado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda