Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
17° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
16° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Paulo Inácio prescinde verbas do Pavilhão Multiusos e de outras infraestruturas, para combater CoronaVirus e apoiar economia local

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Alcobaça criou um gabinete de crise para o acompanhamento da pandemia provocada pelo coronavírus – Covid-19.

No site oficial do Município, foi criada uma área de informação atualizada sobre os cuidados a ter e as ações governativas que estão a ser desenvolvidas tanto no plano nacional como municipal.

Entre as medidas tomadas para controlar o surto epidémico, Paulo Inácio declarou o encerramento ao público dos edifícios técnicos e administrativos da Câmara Municipal de Alcobaça, nomeadamente os Paços do Concelho, os Serviços Municipalizados, os serviços sociais instalados na Escola Adães Bermudes e o Parque de Negócios.

“O atendimento passa a ser limitado a situações urgentes e inadiáveis a avaliar caso a caso para efeitos de marcação de reunião”.

Ainda de acordo com o autarca, o Município de Alcobaça “conseguiu garantir a disponibilidade total e graciosa da Estalagem do Cruzeiro (em Aljubarrota), pertencente aos Serviços da Presidência do Conselho de Ministros, até ao dia 13 de abril, para descanso e retiro dos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e auxiliares – autoridades civis e equipas da proteção civil”.

Para além deste apoio, o Município de Alcobaça conseguiu obter material “importante ao nível de máscaras, batas, luvas e outras necessidades que serão entregues aos bombeiros e a outros membros da proteção civil local”.

Entretanto, entre as medidas de combate à epidemia, no seguimento das indicações da Direcção-Geral de Saúde, deu-se início ao plano de higienização das ruas do concelho, na passada sexta-feira, 20 de março, de forma a minimizar possíveis correntes de contágio do Novo Coronavírus, nomeadamente perto de farmácias, hipermercados e locais de maior afluência.

A reformulação dos centros de saúde e consequente distribuição do pessoal médico, outra das medidas abrangidas pelo Plano de combate à epidemia, levou ao encerramento dos Centros de saúde de Alfeizerão, Vimeiro, Évora de Alcobaça, Aljubarrota, Coz e Alpedriz, reforçando-se o pessoal médico na USF da Benedita, em Turquel, em São Martinho do Porto, na USF Pinhal do Rei (Pataias) e na USF Pedro e Inês (Alcobaça).

Para fazer face ao encerramento por tempo indeterminado de dezenas de negócios abrandamento de várias empresas, a Câmara anunciou que irá adotar medidas de apoio à economia local.

“Temos de começar também a preparar medidas de apoio à economia, sob pena desta catástrofe se prolongar por muito mais tempo, quer do ponto de vista da saúde quer do ponto de vista económico”, explica Paulo Inácio.

O autarca já comunicou aos colegas da OESTECIM a urgência de medidas articuladas visando as populações e empresas.

“Se a CCDR assim o entender, e o Governo também, o Município de Alcobaça prescinde perfeitamente das verbas que tem asseguradas para o Pavilhão Multiusos ou para outras infraestruturas, de forma a apoiar os concidadãos e as pequenas e médias empresas do nosso concelho, com o objetivo de manter os empregos tão necessários a todos nós. As pessoas são muito mais importantes do que qualquer equipamento. Julgo que o Governo deveria reforçar as verbas do Fundo Social Europeu para apoio às pessoas em detrimento das infraestruturas”.

Paulo Inácio esclarece que “não se oporá a esta solução, bem pelo contrário. Estamos inteiramente disponíveis para isso. Basta criar o diploma legislativo que o permita. Tenho a certeza que os meus colegas da OESTECIM partilham da minha opinião”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol