Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
Alcobaça

Câmara Municipal assina protocolo para apoio na aquisição de medicamentos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça aderiu a programa “abem” através de protocolo que assinou com a Associação Dignitude e que irá ajudar os alcobacenses com dificuldades económicas na compra de medicamentos.

Em todo o país, estima-se que um em cada dez portugueses não compram os medicamentos prescritos pelo médico por falta de condições financeiras para os adquirir.

Para colmatar esta realidade que atinge mais de um milhão de pessoas em Portugal, a associação “Dignitude” criou o programa “abem”, do qual a Câmara Municipal de Alcobaça é, desde o passado dia 3, parceiro institucional.

A assinatura do protocolo de adesão da autarquia a esta iniciativa realizou-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo a associação sido representada por Maria de Belém Roseiro.

O programa “abem” funciona com base num fundo social de donativos recolhidos através de diversas campanhas de sensibilização para o problema da carência económica de doentes crónicos e outras situações de necessidade.

Os donativos (concedidos por pessoas particulares, empresas e outras entidades coletivas) são aplicados a 100% na comparticipação de medicamentos que podem ser adquiridos por beneficiários devidamente identificados por um conjunto de entidades capacitadas para o efeito, entre as quais, agora, se inclui a Câmara Municipal de Alcobaça.

Os serviços sociais da autarquia irão identificar pessoas e/ou famílias em situação de carência económica, a quem será atribuído um cartão “abem”, com o qual poder-se-ão dirigir às farmácias parceiras do

programa e adquirir os seus medicamentos de forma comparticipada.

“Este investimento por parte da Câmara resulta num serviço de apoio social de extrema relevância para muitas pessoas do concelho cuja situação em que vivem é um reflexo dos desequilíbrios estruturais da

sociedade em que vivemos.

“Temos o dever de ajudar quem mais precisa”, diz o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio.

Maria de Belém Roseiro declarou que “esta situação tem vindo a tomar proporções desumanas e sentimos o dever de, em conjunto, trabalhar de forma focada e estratégica na sua mitigação. Estamos convictos que esta solução poderá mudar a vida de muitas famílias do concelho de Alcobaça.”

O “abem” é um programa solidário concebido e implementado pela Associação Dignitude, que resulta da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo – e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter