Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Surfa onda gigante com perna amputada

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um australiano de 27 anos surfou a onda gigante da Nazaré com uma perna amputada, apoiando-se na prótese que usa desde que teve um acidente rodoviário.

Ollie Dousset ficou sem metade da perna direita após ter sido atingido por um camião quando viajava numa scooter, na Indonésia, há ano e meio. Pensou que nunca voltaria a fazer o que mais gostava – surfar.

“Antes do acidente surfava ondas gigantes. Era a minha paixão. Quando não estava a trabalhar, ia à procura das ondas na Austrália. Pensava que nunca mais iria surfar ondas grandes. A minha identidade de surfista foi-me tirada”, desabafou.

Mas uma prótese mudou-lhe a vida, aliada à sua capacidade de superação, e voltou a enfrentar as ondas.

Acrescentou um desafio, também há muito ambicionado: Surfar a onda gigante da Nazaré.

“Toda a gente sabe da Nazaré, que tem a maior onda do mundo. Sempre foi o meu sonho surfar as maiores ondas do planeta, manifestou.

O surfista veio a Portugal cumprir o seu sonho. Contra todas as probabilidades, o australiano surfou uma onda de dez metros, captada em fotografia por Miguel Chaby, após ser convidado para uma sessão durante uma competição de ondas gigantes na Nazaré, o que o torna um caso único.

“Há muitos surfistas [na mesma situação] a surfar ondas pequenas, mas nenhum as ondas gigantes. Vamos ver se aparecem. Eu fiz isto toda a minha vida. Sempre surfei ondas grandes e foi a minha paixão. Estou entusiasmado por continuar a viver o meu sonho. A minha capacidade agora é mais difícil. Caio e cometo mais erros, mas treino com maior intensidade e estou mais concentrado”, relatou.

Ollie Dousset esteve nove dias na Nazaré, sendo acolhido no centro de alto rendimento do surf. Depois de ter experimentado a onda da Praia do Norte, regressa, feliz, à Austrália, com a promessa de voltar a Portugal para surfar.

“A sensação é como se eu pertencesse aqui. A comunidade surfista e pessoas da vila acolheram-me de braços abertos. Nunca tive uma receção tão calorosa. Os surfistas aqui ajudam-se uns aos outros”, revelou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter