Surfa onda gigante com perna amputada

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um australiano de 27 anos surfou a onda gigante da Nazaré com uma perna amputada, apoiando-se na prótese que usa desde que teve um acidente rodoviário.

Ollie Dousset ficou sem metade da perna direita após ter sido atingido por um camião quando viajava numa scooter, na Indonésia, há ano e meio. Pensou que nunca voltaria a fazer o que mais gostava – surfar.

“Antes do acidente surfava ondas gigantes. Era a minha paixão. Quando não estava a trabalhar, ia à procura das ondas na Austrália. Pensava que nunca mais iria surfar ondas grandes. A minha identidade de surfista foi-me tirada”, desabafou.

Mas uma prótese mudou-lhe a vida, aliada à sua capacidade de superação, e voltou a enfrentar as ondas.

Acrescentou um desafio, também há muito ambicionado: Surfar a onda gigante da Nazaré.

“Toda a gente sabe da Nazaré, que tem a maior onda do mundo. Sempre foi o meu sonho surfar as maiores ondas do planeta, manifestou.

O surfista veio a Portugal cumprir o seu sonho. Contra todas as probabilidades, o australiano surfou uma onda de dez metros, captada em fotografia por Miguel Chaby, após ser convidado para uma sessão durante uma competição de ondas gigantes na Nazaré, o que o torna um caso único.

“Há muitos surfistas [na mesma situação] a surfar ondas pequenas, mas nenhum as ondas gigantes. Vamos ver se aparecem. Eu fiz isto toda a minha vida. Sempre surfei ondas grandes e foi a minha paixão. Estou entusiasmado por continuar a viver o meu sonho. A minha capacidade agora é mais difícil. Caio e cometo mais erros, mas treino com maior intensidade e estou mais concentrado”, relatou.

Ollie Dousset esteve nove dias na Nazaré, sendo acolhido no centro de alto rendimento do surf. Depois de ter experimentado a onda da Praia do Norte, regressa, feliz, à Austrália, com a promessa de voltar a Portugal para surfar.

“A sensação é como se eu pertencesse aqui. A comunidade surfista e pessoas da vila acolheram-me de braços abertos. Nunca tive uma receção tão calorosa. Os surfistas aqui ajudam-se uns aos outros”, revelou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda