Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C
São Martinho do Porto

Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura abandonada há mais de dez anos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Estação de Tratamento de Efluentes de Suinicultura (ETES) de São Martinho do Porto está há mais de dez anos para entrar em funcionamento, depois de terem sido gastos vários milhões de euros, mas a sua construção nunca ficou concluída e a obra, apontada como fundamental para evitar descargas nas linhas de água ou em terrenos a céu aberto, está sem utilidade e abandonada.

A junta de freguesia de São Martinho do Porto, que foi recentemente confrontada com queixas da população sobre maus cheiros alegadamente oriundos do espalhamento de resíduos de uma pecuária da freguesia vizinha de Alfeizerão em terrenos de uma quinta à entrada da vila, considera que “se a ETES estivesse a funcionar não se colocaria este problema, porque os resíduos poderiam ser transportados para aqui”, indicou Joaquim Clérigo, presidente da autarquia.

O autarca disse terem havido “descargas permanentes” ao longo de uma semana, levando-o a relatar o caso a vários organismos estatais e regionais. “Não sei se é ilegal, mas não devia ser permitido devido ao cheiro dentro da vila”, manifestou, afirmando que a situação está a “prejudicar o turismo”.

“Estamos autorizados e após o espalhamento pelas cisternas o terreno é revolvido com um trator e não há mau cheiro. É um falso argumento para acabar com a agricultura em São Martinho do Porto”, contrapôs um responsável da quinta onde centenas de milhares de litros de resíduos foram depositados.

A ETES de São Martinho do Porto, num investimento de 4.6 milhões de euros, com fundos europeus, é da responsabilidade da Trevo Oeste, participada por capitais públicos pela Águas de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Oeste e seis câmaras municipais.

Contatadas algumas destas entidades envolvidas, disseram que o processo aguarda medidas da tutela governativa, ninguém se responsabilizando pelo facto de a obra não estar a funcionar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter