Q

Previsão do tempo

25° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
26° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Taxas municipais deverão manter-se nos máximos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré deverá deliberar ainda este mês o valor das taxas municipais de direitos de passagem; derrama; participação do Município na receita de IRS e IMI que a Câmara sugere que se mantenham nos máximos.

Para a Taxa Municipal de Direitos de Passagem propõe-se a aplicação de 0,25%

Sobre a derrama, lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC) que corresponda à proporção do rendimento gerado na área geográfica do Município, por sujeitos passivos residentes em território português que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e não residentes com estabelecimento estável no território, propõe-se a taxa de 1,5% .

Do lado da participação do Município no IRS, propõe-se a fixação em 5% , e quanto ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis a Câmara propõe a manutenção dos valores, com a fixação de 0,8% para Prédios Rústicos e 0,45% para Prédios Urbanos.

“O Município da Nazaré está disposto, como estava no ano passado, de prescindir de parte da percentagem na receita de IMI, de forma a contribuir para a redução da carga fiscal com maior impacto ao nível das famílias com menores rendimentos. Podendo deliberar pela taxa máxima de 0,5% , permite-lhe a Lei decidir também pela aplicação da taxa de 0,45% – como, de resto, aconteceu no ano passado”, lê-se na proposta que será enviada à próxima sessão da Assembleia Municipal.

As taxas foram aprovadas em reunião de Câmara por maioria, com os votos contra dos vereadores independentes, Alberto Madail e António Trindade, à exceção da taxa de direitos de passagem, que mereceu o voto favorável da oposição.

Na declaração de voto, que acompanha este tema que será enviado à próxima Assembleia Municipal, os dois vereadores referem que “tal como no ano anterior, os munícipes do Concelho da Nazaré continuam a ser pesadamente penalizados em termos de diversos impostos e taxas, esta participação de 5% no IRS a favor do município, cujo montante atingiu o valor de 449.604 euros em 2018, é mais um dos esforços contributivos a suportar pelas famílias aqui residentes que não têm reflexos na contenção e rigor na despesa prevista para a ano 2020, conforme estipula a Lei nº 53/2014 , de 25 de Agosto, que estabelece o “Regime Jurídico da Recuperação Financeira Municipal”, nomeadamente nas alíneas j) k) e l) do artigo 35º” .

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol