Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
9° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C

Taxas municipais deverão manter-se nos máximos

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré deverá deliberar ainda este mês o valor das taxas municipais de direitos de passagem; derrama; participação do Município na receita de IRS e IMI que a Câmara sugere que se mantenham nos máximos.

Para a Taxa Municipal de Direitos de Passagem propõe-se a aplicação de 0,25%

Sobre a derrama, lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC) que corresponda à proporção do rendimento gerado na área geográfica do Município, por sujeitos passivos residentes em território português que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e não residentes com estabelecimento estável no território, propõe-se a taxa de 1,5% .

Do lado da participação do Município no IRS, propõe-se a fixação em 5% , e quanto ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis a Câmara propõe a manutenção dos valores, com a fixação de 0,8% para Prédios Rústicos e 0,45% para Prédios Urbanos.

“O Município da Nazaré está disposto, como estava no ano passado, de prescindir de parte da percentagem na receita de IMI, de forma a contribuir para a redução da carga fiscal com maior impacto ao nível das famílias com menores rendimentos. Podendo deliberar pela taxa máxima de 0,5% , permite-lhe a Lei decidir também pela aplicação da taxa de 0,45% – como, de resto, aconteceu no ano passado”, lê-se na proposta que será enviada à próxima sessão da Assembleia Municipal.

As taxas foram aprovadas em reunião de Câmara por maioria, com os votos contra dos vereadores independentes, Alberto Madail e António Trindade, à exceção da taxa de direitos de passagem, que mereceu o voto favorável da oposição.

Na declaração de voto, que acompanha este tema que será enviado à próxima Assembleia Municipal, os dois vereadores referem que “tal como no ano anterior, os munícipes do Concelho da Nazaré continuam a ser pesadamente penalizados em termos de diversos impostos e taxas, esta participação de 5% no IRS a favor do município, cujo montante atingiu o valor de 449.604 euros em 2018, é mais um dos esforços contributivos a suportar pelas famílias aqui residentes que não têm reflexos na contenção e rigor na despesa prevista para a ano 2020, conforme estipula a Lei nº 53/2014 , de 25 de Agosto, que estabelece o “Regime Jurídico da Recuperação Financeira Municipal”, nomeadamente nas alíneas j) k) e l) do artigo 35º” .

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao