Exposição “ABÍLIO. Entre a terra e o mar”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir de 27 de setembro e até 11 de outubro, o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e a Escola Superior Agrária de Santarém apresentam uma mostra documental sobre a ilustração de Abílio de Mattos e Silva referente à temática agrícola e piscatória, através de uma permuta entre ambas as instituições.

Este evento é promovido no âmbito das Jornadas Europeias do Património, em 2019 subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”, que têm lugar nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

Segundo a DGPC, entidade coordenadora da programação e divulgação das JEP a nível nacional, pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

Foi pois respondendo a este desafio que o Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré e a Escola Superior Agrária de Santarém articularam a sua programação para dar a conhecer aspectos do seu património ligado à arte, nomeadamente a obra gráfica e de pintura de Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), um pintor, cenógrafo, figurinista e ilustrador com um percurso muito criativo e multifacetado, que tanto ilustrou a “terra” como ilustrou o “mar”… e assim podemos hoje estabelecer estas pontes criativas entre a Santarém da agricultura e a Nazaré da pesca, terras já por si com longa tradição de proximidade, não fosse a Nazaré a “praia dos Ribatejanos”!

Abílio viveu na Nazaré nos anos 1930 e representou os seus costumes piscatórios e o seu traje tradicional em muitos dos seus desenhos, pinturas a óleo e guache, para além de cartazes e folhetos de promoção turística. Com a célebre peça de teatro “Tá-Mar” (1936), de Alfredo Cortez, inspirada na Nazaré e apresentada em Lisboa, Abílio iniciou uma longa e notável carreira de cenógrafo e figurinista no domínio do bailado, da ópera e do teatro nacional.

Em 1986, as suas obras relacionadas com a Nazaré foram legadas ao Museu Dr. Joaquim Manso, nomeadamente o conjunto assinalável que serviu de ilustração à meticulosa investigação realizada por Abílio sobre o traje, de que resultou o livro “O Trajo da Nazaré”, publicado em 1970.

Como grafista, Abílio executou numerosos trabalhos para organismos de Estado, entre os quais o Ministério da Economia. Ao serviço deste ministério desenvolveu intensa atividade como ilustrador e designer, tendo sido condecorado pela ação desenvolvida em exposições organizadas no estrangeiro.

A Biblioteca da Escola Superior Agrária de Santarém é detentora de várias de edições, cujas capas são ilustradas por Abílio, entre 1939 e 1964. As primeiras ilustrações figuram na Campanha de Produção Agrícola, promovida por aquele Ministério, como forma de sensibilização da população de fraca literacia, para o aumento da produção agrícola. As últimas, na publicação oficial da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas: Agricultura. No seu editorial, surge o nome de Abílio de Mattos e Silva como responsável pela montagem da mesma, desde de 1960 até 1974.

Em Óbidos, outro dos seus refúgios e tema de eleição, existe o Museu Abílio, dedicado ao artista. O Museu Nacional do Teatro reúne também uma coleção importante de Abílio, nomeadamente os seus projetos para figurinos e cenários.

A partir do seu património a Escola Superior Agrária de Santarém e o Museu Dr. Joaquim Manso convidam todos os interessados em rever ou descobrir a arte de Abílio.

HORÁRIO DE ABERTURA

Escola Superior Agrária de Santarém, Serviço de Documentação | segunda-feira a sexta-feira, 9h às 12h30 e 14h às 17h30

Museu Dr. Joaquim Manso | terça-feira a sexta-feira, 10h às 12h30 e 14h às 17h30

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222