Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Cento de Diálise da Benedita pronto a funcionar

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O centro de diálise na Benedita está, finalmente, munido de todos os meios para iniciar funções depois de ter estado parado vários meses (desde o início de junho de 2018) por falta de uma convenção com o Serviço Nacional de Saúde, sem a qual não poderia tratar os doentes.

As máquinas estão ligadas e a equipa pronta a entrar em funções. A Administração do GRUPO H SAÚDE também já possui a convenção com o Ministério da Saúde ao Centro Médico de Diálise da Benedita.

“Falta a atribuição dos doentes pelo Ministério da Saúde e concluir a formação da equipa do centro de dialise da Benedita. Com o impediento de funcionamento devido à ausência da convenção, a equipa inicial procurou outros postos de trabalho, mas reconstituimos a equipa que esteve em formação, e já está preparada para receber os doentes”, informou António Henriques, administrador do grupo de saúde, sediado na Benedita.

O empresário não esquece o papel decisivo da população na entrada em funcionamento do centro de diálise.

“Durante mais de um ano de resiliência nunca nos sentimos sós, bem pelo contrário: as muitas mensagens de apoio nas redes sociais, aos balcões das nossas unidades e pessoalmente testemunham bem a força e convicção desta Obra”.

António Henriques refere que “foram momentos únicos, que nos deram alento, motivação e perseverança para levar a bom porto uma causa justa que em muito vem contribuir para o bem-estar de todos os utentes e familiares”.

O Centro Medico de Diálise da Benedita, no concelho de Alcobaça, esteve dois anos a aguardar o documento, apesar de licenciado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e pronto a funcionar. A falta uma convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para poder começar a tratar doentes com insuficiência renal inviabilizou a sua entrada em funcionamento mais cedo.

O Centro foi inaugurado no dia 16 de junho integrado num projeto do Grupo H Saúde que há dez anos identificou a necessidade de um serviço destes na região”, com base num estudo que permitiu concluir que, num raio de 10 quilómetros em volta da Benedita, 77 pessoas faziam hemodiálise.

Números que levaram a administração do grupo (que detém clínicas na Benedita e em Leiria) a desencadear o processo para abrir uma unidade de diálise com capacidade para tratar 150 doentes com insuficiência renal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter