Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
19° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

CDU critica investimento da Câmara em novela da SIC

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CDU veio a público criticar o investimento de 61.500 euros da Câmara Municipal da Nazaré na novela da SIC.

Assinalando o dia em que estreou a novela Nazaré, a CDU veio manifestar o seu mais profundo desacordo com “a aposta do executivo municipal do PS em desbaratar os dinheiros públicos ao mesmo tempo que esmaga a população com taxas, tarifas e impostos municipais no máximo”.

Para a CDU trata-se de uma “promoção cega à custa das populações” razão pela qual “demonstramos o nosso repúdio com este tipo de políticas de propaganda, pois conhecemos bem a difícil situação financeira da CMN”.

A CDU insiste que a dívida não desapareceu, “ainda que a CMN continue a ter práticas de autarquia endinheirada”, e reafirma que a sua desaprovação “destas políticas de promoção que apenas se traduzirão em maior concentração de turistas num território pouco preparado para os receber”.

A coligação debruça-se sobre o último Verão e fala em “caos no trânsito, a falta de estacionamento, o ruído” para falar de uma “das formas mais evidentes de poluição e um sem número de atividades a conflituar na marginal da Nazaré que em nada abona a favor da qualidade da nossa oferta turística”.

“Desaprovamos estas políticas que depositam largos milhares de euros dos cofres públicos em eventos que de estruturante muito pouco irão deixar para o nosso futuro colectivo: falamos da novela “Nazaré”, como podemos falar nos 280 mil euros injectados em entidades externas como a PRO BEACH SOCCER, SL para a promoção do futebol de praia, ao mesmo tempo que o

argumento do estrangulamento das finanças da CMN é utilizado para não apoiar o movimento associativo local que tem ajudado a edificar uma sociedade mais participativa, mais democrática, mais justa e solidária”.

A CDU vai atrás no tempo para lembrar que a marca Nazaré sempre andou nas bocas do mundo mediático.

“Desengane-se quem ousa pensar que levar a Nazaré ao grande ecrã é mais um passo de mágica deste executivo! Num breve exercício histórico é fácil comprovar que a Nazaré, desde o final dos anos 20 do século passado, foi matéria central para várias esferas das artes, principalmente para o cinema: Nazaré, Praia de Pescadores (1929), Leitão de Barros; Maria do Mar (1930), Leitão de Barros; Nazaré (1952), Manuel de Guimarães ou A Promessa (1973) de António de Macedo, filme que representou Portugal no festival de cinema de Cannes”.

Em comunicado, a CDU reforça que desaprova frontalmente “estas políticas de dinamização económica que acentuam a degradação do nosso património, do ambiente e da qualidade de vida das populações, expulsando-as para as periferias – recorde-se que a Nazaré é um dos 25 concelhos onde a habitação é mais cara em Portugal – e assim, como já alguns investigadores sustentam, as populações autóctones estão a ser esmagadas pelo fenómeno que está em mutação passando

da “Turistificação” para a “Tristificação” dos povos e dos territórios que se adulteram, artificializam e desenraízam”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn