Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C

Substituição da iluminação pública por LED’s no concelho de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça está a substituir a iluminação pública por soluções mais eficientes. Os trabalhos de substituição da iluminação pública por LED's no concelho de Alcobaça teve início no passado dia 15, em São Martinho do Porto.

Segundo Paulo Inácio, presidente da câmara, “nos próximos 2 meses serão colocadas 11 600 unidades, o que representará uma maior eficiência energética e ganhos significativos para o erário público”.

Estima-se que Alcobaça venha a poupar cerca de 650 mil euros por ano.

“Este é o primeiro passo, a que se seguirão outros, nomeadamente no próximo quadro comunitário, com a incorporação, nestas novas luminárias, de mecanismos de videovigilância, de monitorização de tráfego, entre outros”.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Oeste estimam poupar 3,4 milhões de euros por ano na fatura energética dos doze Municípios da Região Oeste, com este projecto, a iniciativa surge no âmbito do Projeto OesteLED ESE que vai substituir os sistemas de iluminação pública da Região por lâmpadas LED.

Este processo foi iniciado a 13 de maio, no município do Bombarral.

A Região Oeste apresenta uma fatura energética de cerca de 6,5 milhões de euros por ano, e 17,1 toneladas de emissões de gases de efeito de estufa.

A substituição de cerca de 68.500 pontos de luz é a grande meta, o que representa uma redução de 26,4 GWh (de 36 para 10kwh/ano), o equivalente a aproximadamente 7500 habitações e a uma redução de 12,4 toneladas de CO2.

A poupança estimada na fatura energética da Região Oeste representará uma redução de 72,42% , passando de 4,7 milhões de euros para 1.3 milhões de euros por ano.

Esta iniciativa constitui o 10º maior projeto de iluminação pública LED do mundo e o maior no país.

O projeto não se esgota na substituição de luminárias”, pretendendo-se, por um lado, avançar com o projeto na sua versão 4.0, ou seja numa perspetiva SMART REGION e, também, muito importante, que o resíduo produzido com esta substituição “seja aplicado a um projeto de educação ambiental, muito focalizado na problemática das alterações climáticas.

Deste modo, através do OesteLED ESE “até ao final do ano temos uma região mais sustentada” e que “cumpre com os desígnios do Pacto dos Autarcas que foi subscrito por todos os municípios”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno