Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Governo promete solução para passadiços da praia de S. Martinho do Porto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, comprometeu-se a viabilizar a recuperação dos passadiços de São Martinho do Porto, o que representará um investimento de cerca de 100 mil euros da Câmara de Alcobaça.

O secretário de Estado reconheceu, no passado dia 5, a urgência do arranjo dos passadiços que ligam as praias de S. Martinho do Porto e de Salir do Porto, tendo-se comprometido a promover a assinatura de um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara de Alcobaça.

Paulo Inácio, Presidente de Câmara de Alcobaça, esclareceu que se trata de “uma intervenção urgente” pois o estado atual da passagem “coloca em perigo milhares de pessoas que utilizam os passadiços sobretudo no verão”.

A obra deverá ser orçada em cerca de 100 mil euros, valor que a Autarquia se mostra disponível a custear “com a condição de a propriedade dos passadiços ser transferida para o município”.

O anúncio de abertura para uma solução foi feito nas Caldas da Rainha, onde o Secretário de Estado, João Ataíde, participou numa reunião com autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), no âmbito da discussão da Estratégia Nacional do Ruído Ambiente (ENRA).

Uma dezena de manifestantes, liderados pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, aproveitou a ocasião para exigir a reparação dos passadiços e o desassoreamento da baía.

“O assoreamento da baía é um problema cíclico” que, sendo da competência do Ministério do Mar, o governante se comprometeu a “dar boa nota para que a dragagem seja feita”.

Ainda sobre a baía de São Martinho do Porto, o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, espera que se encontre a solução para o assoreamento pois há riscos para a entrada de embarcações.

De acordo com o autarca, os bancos de areia que inviabilizam a navegação turística impedem as atividades turísticas, a pesca e a apanha de algas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno