Estes são alguns dos nomes mais sonantes do atual panorama nacional musical aos quais se juntam os Plastic People, o mais recente caso de sucesso nacional alcançado por uma banda alcobacense.
O evento, de entrada livre, promete, uma vez mais, ser o grande ponto de encontro de todas as gerações de alcobacenses de todas as freguesias, residentes e emigrados, assim como de visitantes e turistas.
3ª feira, 20 de agosto (feriado municipal) – BÁRBARA BANDEIRA
Com quase 90 mil seguidores no YouTube – onde os seus vídeos superam 400 mil visualizações e cerca de 500 mil seguidores no Instagram, Bárbara Bandeira é uma das novas sensações da música portuguesa. A jovem de 18 anos conta com uma curta, mas fulgurante carreira, na qual alcançou o nº1 no top de vendas nacionais com o EP “Cartas” (2018) e foi nomeada Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards 2018. A Feira de São Bernardo, os fãs poderão contar com grandes sucessos como “A Última Carta”,”Friendzone”, “Nem Sequer Doeu”,”E Se Eu”, “Como Sou”, e o mais recente single “Larga-me Essas”.
4ª feira, 21 de agosto – DAVID FONSECA
O músico, cantor e compositor leiriense David Fonseca traz ao palco principal da Feira de São Bernardo uma carreira a solo de 16 anos de grandes e inesquecíveis canções. Depois de alcançar o estrelato com a sua antiga Banda Silence 4, David Fonseca conquistou por mérito próprio um lugar de destaque entre os grandes artistas da sua geração, tendo lançado já 12 álbuns a solo. Na Feira de São Bernardo não faltarão os novos singles “Oh My Heart” e “Lullaby”, assim como os clássicos “Someone That Cannot Love”, “The 80’s” ou “Kiss me, oh Kiss me”.
5ª feira, 22 de agosto – CUCA ROSETA
Depois de uma inesquecível atuação em 2015 em São Martinho do Porto, a fadista Cuca Roseta está de regresso ao concelho de Alcobaça. A cantora portuguesa conta já com quatro álbuns gravados onde se pode escutar a palete de sonoridades diversas que enriquecem a sua matriz fadista. O carisma e a simplicidade de Cuca Roseta são bons argumentos para uma celebração do melhor fado português.
6ª feira, 23 de agosto – PLASTIC PEOPLE
Os grandes vencedores da edição de 2018 do EDP Live Bands serão os anfitriões do quarto dia da Feira de São Bernardo. Oriundos de Alcobaça, os Plastic People são o mais recente caso de sucesso nacional alcançado por uma banda da casa, seguindo as pisadas dos The Gift, Loto, Cavaliers of Fun, Sidewalkers, Churky, ou os Stone Dead. João Gonçalo (voz), André Frutuoso (guitarra) e JT (sintetizadores, teclados, voz) descrevem-se como “uma banda que oscila entre o amor e o ódio, entre a luz e a escuridão, entre a luxúria e a decadência. Canções com máscaras vibrantes, combinando melodias simples e sonoridades atmosféricas como que saídas de um romance punk.”
Sábado, 24 de agosto – VALAS
O rapper Valas chega pela primeira vez aos palcos alcobacenses sendo o principal impulsionador do movimento Sem Rumo, que trabalha para promover o Hip-Hop produzido no Alentejo. Johnny Valas (João Valido) nasceu em 1989 em Évora e desde cedo começou a mostrar o seu talento na criação de rimas e batidas. Integrou os conjuntos hip-hop LNO – Líricistas No Perímetro e Matilha 401 até se lançar na carreira a solo onde tem vindo a despontar graças a singles como “Estradas no Céu” (com Raquel Tavares) e o mais recente “Vício Mau”.
Domingo, 25 de agosto – ÁUREA
A cantora soul portuguesa Áurea tem sido uma presença regular nos tops nacionais graças a uma carreira que, desde 2010, conta já com 4 álbuns de estúdio onde as influências de divas da soul como Aretha Franklin, Joss Stone ou Amy Winehouse são fontes de inspiração. Vencedora por duas vezes (2011 e 2012) do Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, tendo ainda arrecadado já três Globos de Ouro (dois em 2011 e um em 2013), Aurea é também um dos mais populares membros do júri do popular concurso de talentos “A Voz de Portugal”.
Os Concertos começam sempre às 22h.
Este ano o tema da grande exposição é “ARTES ao vivo” na qual se pretende mostrar o trabalho de artesãos e de artistas.
Tenciona-se dar destaque à riqueza deste património, salientando o seu papel na promoção de identidade e de pertença da comunidade e na construção do futuro da Europa.
As áreas representadas abrangem diversos temas desde: cerâmica, cestaria, renda de bilros, a fotografia e escultura, entre outras.
Existirá um espaço para desenvolvimento de oficinas onde o público poderá interagir com os artesãos e com os artistas.
O Circuito de Ciclismo de São Bernardo realiza este ano a sua 28ª edição, numa prova que atrai todos os anos a Alcobaça algumas das melhores formações nacionais da modalidade. A prova tem início às 17h00, do dia 20 de agosto, mas antes, pelas, 15h00, irá realizar-se, à semelhança dos últimos anos, a 5ª e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo.
O Alcobaça Equestre celebra em 2019 a sua vigésima edição consecutiva num evento que se afirma como um dos maiores destaques do certame. Desfiles, provas de obstáculos, vacadas, sessões de iniciação e aprendizagem são algumas das atividades da Alcobaça Equestre, uma organização da Associação Hípica de Alcobaça com o apoio do Município de Alcobaça.
A Feira de São Bernardo é também uma montra da melhor gastronomia do concelho que irá marcar presença na zona de restauração onde estarão instaladas as associações culturais do concelho, as quais se juntam o já tradicional restaurante da Associação de Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
Sobre a Feira de São Bernardo
Pensa-se que a centenária Feira de São Bernardo, um dos certames mais antigos de toda a região, se realiza desde a Idade Média, em Alcobaça, em torno do dia 20 de agosto, data da morte de S. Bernardo. Bernardo de Claraval, abade cisterciense francês, grande impulsionador da Ordem de Cister, foi uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII, cuja projeção extravasa o mundo monástico. Recebeu, pela mão de D. Afonso Henriques, em 1153, o território dos antigos Coutos de Alcobaça, onde haveria de ser construído o atual Mosteiro. A representação de Bernardo Claraval no Mosteiro de Alcobaça subsiste em esculturas e pinturas, designadamente na fachada do Mosteiro, no Santuário ou Capela Relicário, no Refeitório e na Sala dos Reis. A Feira, noutros tempos, trazia a Alcobaça lavradores e artesãos para trocarem e venderem os seus produtos. Atualmente, o certame une a tradição e a modernidade, numa vasta oferta de produtos e muita animação, sendo considerada umas das melhores da região.
0 Comentários