Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

CDSPP preocupado com consequências da alteração na entrada do Mosteiro

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção-Geral do Património Cultural – DGPC irá avançar com obras de conservação e restauro no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça durante este ano, que levarão à alteração da entrada tradicional para os visitantes

A primeira fase de requalificação prevê a criação de uma nova bilheteira, que ficará instalada na atual entrada para os serviços administrativos.

A Direção do Mosteiro informou que a obra de Requalificação da portaria, loja e fachada será consignada em maio, e a implementação do novo circuito em novembro.

“Esta solução impede que hajam visitantes a entrar pela porta principal”, diz o CDSPP

A Igreja do Mosteiro, consagrada em 1252, é o Templo Matriz da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, “não sendo explícito, para a comunidade paroquial, como irá funcionar o acesso”.

“O que vai sendo veiculado é que os paroquianos têm acesso às celebrações e quando pretendam rezar e contemplar a Deus”.

“Um eventual encerramento, mesmo a tempo parcial, da porta da Igreja, ou uma eventual triagem ou escrutínio prévio de quem pode ou não exercer a sua fé, fazer as suas orações e contemplar a Deus, é um atentado aos direitos e deveres fundamentais do cidadão, consagrados na Constituição da República Portuguesa, em particular dos artigos 26º e 41º. Em especial o artigo 41º da C.R.P., no seu número 4, limita qualquer interferência do Estado ou organismo estadual, na organização, exercício ou liberdades de culto”.

Para o CDSPP, “a vontade e/ou o desejo legítimo de maximização de receitas de bilheteira não pode ser conseguida através da restrição de liberdades individuais, amplamente consagradas na Constituição da República Portuguesa”.

Na moção levada à última Assembleia Municipal, o CDSPP refere que “não sendo tolerados quaisquer atropelos à Lei Suprema da República Portuguesa, não pode haver descriminação de qualquer acesso dos crentes, mais ou menos praticantes, à igreja de Santa Maria de Alcobaça, matriz da paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, razão pela qual a porta tem que continuar aberta como até hoje”.

O CDS-PP defende a manutenção da abertura da porta principal do Mosteiro e da Igreja de Santa Maria de Alcobaça, nos moldes e horários atuais, “independentemente dos circuitos de entrada e saída que a Direção e a DGPC venham a estabelecer”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1