Continua a contestação ao “zipline” entre o Sítio da Nazaré e a praia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Publicidade ao "zipline" por uma empresa que se identifica como "Voa Nazaré" está a provocar a indignação do Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré, que tem feito tudo para que a autarquia cancele este projeto, que visa a instalação de uma tirolesa para descida individual de pessoas por cabo aéreo de aço, fixo desde o promontório do Sítio até à praia da Nazaré, numa extensão de 1100 metros.

Folhetos promocionais chegaram às caixas de correio dos nazarenos na semana passada, motivando a estranheza do movimento cívico, porque “a Câmara Municipal da Nazaré diz publicamente que a decisão final do concurso ainda não está tomada, no entanto, “alguém” dá já a decisão como finalizada há muito tempo”.

Para o movimento, “transformar a Nazaré num parque de diversões não é o caminho do desenvolvimento nem da sustentabilidade. Irá prejudicar o nosso património, a nossa paisagem, a nossa identidade. Queremos um debate público, aberto e transparente”.

“Consideramos que a instalação da tirolesa irá interferir destrutivamente no património geológico e na paisagem do promontório e praia, imagem icónica da Nazaré. Igualmente põe em causa o ecossistema da fauna e flora existente no local”, sustenta.

“Será que é um dado adquirido que vai atrair mais turistas? E quantas pessoas se sentirão incomodadas e deixarão de ir à praia, quer seja por receio de falta de segurança, quer seja pelo incómodo visual e sonoro?”, questiona, considerando que “é matar a galinha dos ovos de ouro”.

A Câmara tem argumentado que a “zipline” é “mais uma medida para a atração de investidores e criação de receitas municipais, e integra-se no eixo de combate à sazonalidade”.

No folheto publicitário é referido que “será a maior atração turística da região e uma atividade de características ímpares na Europa, destinada a pessoas dos 8 aos 80 anos, que permitirá aos utilizadores desfrutar de uma beleza nunca antes vista ou sentida”.

É prometida “uma experiência única, sem ruído associado, confortável e totalmente segura”. A “zipline” será “sinónimo de turismo o ano inteiro, é perfeitamente compatível com a época balnear ou com a época das ondas gigantes, e apenas encerrará sob condições meteorológicas extremas”.

É ainda referido que este investimento exclusivamente privado irá criar postos de trabalho diretos e indirectos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda