Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Continua a contestação ao “zipline” entre o Sítio da Nazaré e a praia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Publicidade ao "zipline" por uma empresa que se identifica como "Voa Nazaré" está a provocar a indignação do Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré, que tem feito tudo para que a autarquia cancele este projeto, que visa a instalação de uma tirolesa para descida individual de pessoas por cabo aéreo de aço, fixo desde o promontório do Sítio até à praia da Nazaré, numa extensão de 1100 metros.

Folhetos promocionais chegaram às caixas de correio dos nazarenos na semana passada, motivando a estranheza do movimento cívico, porque “a Câmara Municipal da Nazaré diz publicamente que a decisão final do concurso ainda não está tomada, no entanto, “alguém” dá já a decisão como finalizada há muito tempo”.

Para o movimento, “transformar a Nazaré num parque de diversões não é o caminho do desenvolvimento nem da sustentabilidade. Irá prejudicar o nosso património, a nossa paisagem, a nossa identidade. Queremos um debate público, aberto e transparente”.

“Consideramos que a instalação da tirolesa irá interferir destrutivamente no património geológico e na paisagem do promontório e praia, imagem icónica da Nazaré. Igualmente põe em causa o ecossistema da fauna e flora existente no local”, sustenta.

“Será que é um dado adquirido que vai atrair mais turistas? E quantas pessoas se sentirão incomodadas e deixarão de ir à praia, quer seja por receio de falta de segurança, quer seja pelo incómodo visual e sonoro?”, questiona, considerando que “é matar a galinha dos ovos de ouro”.

A Câmara tem argumentado que a “zipline” é “mais uma medida para a atração de investidores e criação de receitas municipais, e integra-se no eixo de combate à sazonalidade”.

No folheto publicitário é referido que “será a maior atração turística da região e uma atividade de características ímpares na Europa, destinada a pessoas dos 8 aos 80 anos, que permitirá aos utilizadores desfrutar de uma beleza nunca antes vista ou sentida”.

É prometida “uma experiência única, sem ruído associado, confortável e totalmente segura”. A “zipline” será “sinónimo de turismo o ano inteiro, é perfeitamente compatível com a época balnear ou com a época das ondas gigantes, e apenas encerrará sob condições meteorológicas extremas”.

É ainda referido que este investimento exclusivamente privado irá criar postos de trabalho diretos e indirectos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter