Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Câmara volta a assumir operação de limpeza e desobstrução das margens do Rio Alcoa

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal efetuou a limpeza com desobstrução das margens do rio Alcoa num troço de 6 mil metros até à Ponte das Barcas.

A operação visou a conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água) e teve como finalidades a prevenção de ocorrências de cheias, a proteção de pessoas e bens, num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído).

Não é a primeira vez que a Autarquia intervém nos rios que servem os campos agrícolas do concelho. Em 2017, um investimento de que ascendeu aos 120 mil euros, nos Rios do Meio, das Tábuas, da Areia, Sarradas e Matas e efluentes, permitiu que alguns campos abandonados, por falta de condições de cultivo e rentabilidade, fossem reativados.

“Com as culturas plantadas dependentes do rio, a limpeza é relevante para a garantia de reservas de água para a rega”, disse o autarca, que destacou, ainda, a “manutenção e conservação das linhas de água, bem como dos caminhos agrícolas, como fatores com influência sobre a qualidade da produção”, pelo que a Câmara irá dar continuidade a estas intervenções para o apoio ao setor.

Os proprietários dos terrenos confinantes com as linhas de água do Rio não procederam aos trabalhos de limpeza e desobstrução dentro do prazo concedido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo a Câmara assumido esta intervenção.

Os trabalhos integram o plano de manutenção e conservação das linhas de água bem como dos caminhos agrícolas, iniciado com a atual gestão, no primeiro mandato.

“Trata-se do nosso contributo para a melhoria das condições de produção. Mais uma vez, apoiamos os agricultores do concelho, através da limpeza de rios e facilitação do seu acesso a água de excelente qualidade dos rios do Valado, criando-lhes condições para a produção de produtos hortícolas e de frutas de grande qualidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao