Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Alcobacense Amílcar Falcão eleito reitor da Universidade de Coimbra

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O alcobacense Amílcar Falcão foi eleito Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para os próximos quatro anos.

O professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) reuniu a preferência dos membros do Conselho Geral, e sucede a João Gabriel Silva, que atingiu o limite de dois mandatos à frente da instituição.

Amílcar Falcão foi um dos vice-reitores de João Gabriel Silva nos dois últimos mandatos, com as pastas da investigação, inovação, fundos estruturais, desporto e bibliotecas.

Desde 2013 é diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar. Já foi diretor da FFUL entre 2010 e 2012.

Com percurso académico integralmente cumprido na UC, Amílcar Falcão concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas em 1989, e o doutoramento em Farmácia, seis anos depois, em 1995.

Foi também presidente do Conselho Jurisdicional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2007 e 2009, durante o mandato de Francisco Batel-Marques como presidente da Secção Regional de Coimbra.

O programa de candidatura à Reitoria da UC, para o mandato 2019-2023, propunha um programa de ação intitulado “Citius, Altius, Fortis”.

Em declarações ao DN, Amílcar Falcão disse-se possuidor de “uma visão para a universidade bastante diferente daquela que tem sido a do atual reitor (João Gabriel Silva), rejeitando ser um candidato de continuidade.

“Temos pontos em comum, senão não faria parte da equipa dele, mas há diferenças, até ao nível da personalidade. Tenho uma forma diferente de lidar com as pessoas e os assuntos”.

Em relação ao passado recente, “não teria” tomado a decisão de “fazer notícia” com os números da fraude académica na instituição. Como apostas para o futuro, o novo reitor defende uma “muito superior visibilidade nacional e internacional” da universidade, apostando “numa comunicação mais agressiva e numa investigação cada vez mais forte e com maior impacto”.

A tomada de posse está marcada para o dia 1 de março.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade