Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
Entrevista com o cantor nazareno Hugo Piló:

“O meu trajecto musical é eclético”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vamos começar com uma pequena apresentação de Hugo Piló. RN-É natural de onde? HP-Nasci no Sítio da Nazaré. RN-Vive na Nazaré? HP-Sim, nos últimos 5 anos vivi na Nazaré. RN-É casado? Tem filhos? HP-Casado e tenho 2 filhas, a Maria Nazaré e a Maria Clara. RN-Quando é que a música entrou na sua vida? HP-Sempre […]

Vamos começar com uma pequena apresentação de Hugo Piló.

RN-É natural de onde?

HP-Nasci no Sítio da Nazaré.

RN-Vive na Nazaré?

HP-Sim, nos últimos 5 anos vivi na Nazaré.

RN-É casado? Tem filhos?

HP-Casado e tenho 2 filhas, a Maria Nazaré e a Maria Clara.

RN-Quando é que a música entrou na sua vida?

HP-Sempre gostei de música, aos 15 anos comecei a cantar num banda, a ‘Inclita Geração’ e num grupo de cantores nazarenos, os ‘Amigos para Sempre, com o mestre Porfírio do Carmo Laborinho.

RN-Quais são os seus Grupos e cantores preferidos?

HP-Tudo o que me soa bem eu ouço, costumo dizer que toda a música tem o seu local e momento para ser bem apreciada. Ainda assim tenho bandas e cantores de referência, tais como os U2, Inxs, the Doors. Bono,Rui Veloso e Roberto Carlos, serão talvez os cantores que mais ouvi até hoje.

RN-E o melhor disco?

HP-Achtung Baby, dos U2.

RN-A música da sua vida é …?

HP-One, desse mesmo álbum.

RN-É um privilégio fazer música e poder viver, em parte, dela. Como ocupa o tempo livre. Há algum hobbie que o prenda?

HP-Não vivo da música, vivo com ela. As coisas mais divertidas que me aconteceram até hoje foram sempre com algo ligado à música, dar um concerto, ir a festivais, beber um café com amigos e falarmos sobre música. Trabalho no Café Oceano, negócio familiar, para além disso tento ir ao cinema, ao futebol e viajar.

RN-Qual foi a primeira música que cantou? E quando?

HP-Não tenho a certeza, talvez um daqueles temas infantis tipo ‘O Porquinho Foi À Horta’. em cima da mesa de jantar lá de casa, com o meu pai à viola e a família reunida.

RN-Lembra-se da primeira canção que escreveu?

HP-‘One World Vision’, penso que terá sido essa a primeira a ser musicada. Na altura dos primeiros originais, com os mesmos elementos dos ‘Inclita Geração’. Esse projecto tinha o nome ‘Sixfold’.

RN-Depois dos primeiros contactos com este universo, iniciou um trajeto com envolvimento em vários projetos musicais. Fale desses grupos e como foram essas experiências?

HP-O meu trajecto musical é eclético na medida em que sempre tive facilidade em cantar vários estilos musicais, uns melhor, outros pior. Depois de ter ido à Chuva de Estrelas, fiz parte dos ‘Santaclaus’, esse foi o periodo onde fiz mais concertos, dei a volta a Portugal e conheci algumas comunidades portuguesas no estrangeiro, e fui sempre conhecendo a malta gira do meio. Os Blister, banda de rock da qual era o vocalista foi até hoje o projecto em que investi mais do meu tempo, saber e entusiasmo. Sinto que podiamos ter feito ainda mais coisas. O tempo passa as canções ficam.

RN-Até a data quantos discos já gravou?

HP-3 álbuns, e várias participações.

RN-Pode descrever a sua discografia?

HP-Incompleta ( risos)

RN-Apesar dos vários estilos que tem interpretado, e das críticas positivas que tem recebido, ainda não conseguiu que uma das suas canções se tenha tornado um êxito. O que tem faltado para chegar lá?

HP-As críticas positivas fazem-me continuar, assim como sentir que há sempre uma música à espera de ser feita. Nunca se sabe bem ao certo o que faz de um tema um sucesso, às vezes o timing, às vezes o efeito surpresa, às vezes a própria época em que se vive, no sentido dessa ser essa, ou não, a altura em que a tua música está preparada para ser ouvida e ter sucesso. No final das contas prevalece o que nós ouvimos e nos toca cá dentro. Quando são muitos a sentir o mesmo pela mesma canção, a coisa acontece.

RN-É com a formação “Hugo Piló e as Máquinas Quentes”, que muitos conheceram melhor na Festa de Passagem de Ano, que acredita que o sucesso vai bater à porta?

HP-É fundamentalmente um assumir realista de que quero estar preparado para tocar ao vivo, com músicos e amigos que admiro. Estou a construir repertório, ainda estou na fase inicial da minha carreira em nome próprio. O concerto correu muito bem, foi um dia com um gostinho especial por ser na minha terra.

RN-Como define o estilo da sua nova banda?

HP- Estilo muito próprio e em constante aquecimento. risos

RN-Quais são os planos que pretende colocar em prática para divulgar este novo projeto?

HP-Estão no segredo dos deuses. Mas lá está, primeiro cantar boas canções.

RN- “Cliente Habitual” é o tema que apresenta Hugo Piló e as Máquinas Quentes. Estão previstas músicas novas para breve?

HP-Sim, estou a gravar temas novos. o ‘Nada Pessoal’ e o ‘Cliente Habitual foram o pontapé de saída e tiveram tipos de produção diferentes. Ambos contam com videoclipe e são os primeiros frutos.

RN-Têm como objetivo gravar um CD este ano?

HP- Vou ter temas novos, acarinhados ao máximo mas não tenho, neste momento, o objectivo de gravar um álbum.

RN-As redes sociais são importantes para dar a conhecer o trabalho dos artistas. É uma área em que também vão apostar?

HP-Tenho as coisas bem arrumadinhas na web, para que quem quiser saber mais sobre o meu trabalho musical, o conseguir de uma forma eficaz. Youtube, Facebook e Instagram são, sem dúvidas, máquinas bem quentes.

RN-Atuaram no final do ano na Nazaré, como decorreu o concerto?

HP-O concerto foi especial porque jogava em casa. O setlist foi mais direto, para as pessoas se divertirem. Misturei temas originais com versões de temas que todos conhecem. O clima era de festa e no final fiquei feliz com o resultado.

RN-Como está a vossa agenda em termos de concertos?

HP-Não tenho ainda nada marcado para breve, esta talvez pudesses retirar.

RN-Um desejo para este ano?

HP-Trabalhar com os melhores para atingir outro patamar no panorama musical português. Assumo que estou no activo e vou encontrar mais canções que tenham a ver comigo. Como diz o Gabriel o Pensador : ‘ com calma e com classe sem errar um passe, o que fez com que o seu passe também se valorizasse’.

Fica o convite para ouvirem as minhas músicas na internet, é só escrever Hugo Piló no youtube e está lá quase tudo.

Créditos das fotos Ricardo Neves.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...