Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
20° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C

Homenagem a Cavém e Vítor Martins, antigas glórias do futebol do Benfica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cavém e Vítor Martins, duas figuras históricas do futebol português e do Sport Lisboa e Benfica, ligadas a Alcobaça, foram alvo de uma sessão de homenagem promovida pelo Município daquele concelho, na passada sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal.

A cerimónia contou com a presença de familiares, amigos e de personalidades como as antigas glórias do futebol Simões (o mais jovem campeão europeu), José Augusto (bicampeão europeu), Mário João (bicampeão europeu), Hilário (o homem que mais anos jogou no Sporting e mais jogos fez no clube de Alvalade) e Eurico (o único jogador que foi bicampeão pelo Benfica, Sporting e F.C. Porto), para além de João Malheiro (ex-jornalista e atual comentador televisivo), que moderou um debate.

Domiciano Cavém nasceu em Vila Real de Santo António, a 21 de dezembro de 1932, mas residiu e trabalhou em Alcobaça durante vários anos e faleceu no hospital de Leiria no início de 2005, aos 72 anos, após uma batalha contra a doença de Alzheimer.

Começou por representar o Lusitano, clube da sua terra natal, depois jogou no Sporting da Covilhã. Cavém chegou ao Benfica em meados da década de 50 (foi jogador do clube da Luz de 1955/1956 a 1969/1970, e em 1969-1970 representou Os Nazarenos).

Na altura o Sporting tinha mais títulos que o Benfica, panorama que então mudou. Em 14 épocas, disputou 542 jogos com a camisola encarnada (125 golos). Conquistou nove títulos de campeão nacional e quatro Taças de Portugal. Foi bicampeão europeu pelas “águias”, em 1961 e 1962, e jogou nas finais de 1963 e 1965. Foi 18 vezes internacional de 1957 a 1965, marcando cinco golos. Fez o golo decisivo na final de Taça dos Campeões Europeus de 1961-62, contra o Real Madrid.

Atuou, inicialmente, como extremo-esquerdo, depois como médio, e finalmente, como defesa-direito. Só não jogou como guarda-redes e ponta-de-lança.

Vítor Martins, natural de Alcobaça, era conhecido como Garoupa entre os amantes do futebol e do Benfica. Estreou-se no campeonato português com um golo, a 1 de dezembro de 1969, marcando o último da goleada por 6-0 frente ao U. Tomar. Começou no banco, mas Otto Glória acabou por chamá-lo ao lugar de Toni. Na Luz, contabilizando o que fez em todos os escalões, efectuou 515 jogos e marcou 136 golos – na I Divisão atuou em 149 encontros e apontou 23 golos.

Nascido no dia 27 de Março de 1950, esteve nove épocas ao serviço dos encarnados, foi seis vezes campeão nacional e conquistou duas Taças de Portugal.

Chegou ao Benfica aos 18 anos. Aos 19 já se estreara na equipa principal. Até 1977/78 foi presença regular na equipa. Formado no Os Nazarenos, era um médio com visão ampla, com baixa estatura mas suficientemente robusto para resistir ao choque. Conduzia a bola com segurança, saía bem das situações de aperto (tinha capacidade de drible) e pegava bem na bola.

Representou a seleção nacional por três vezes. Aos 27 anos, num jogo com o Chaves para a Taça, lesionou-se num menisco e foi submetido a intervenção cirúrgica. A operação correu bem mas, nas horas imediatamente a seguir, teve uma embolia e ficou com diversas partes do corpo paralisadas, tragédia que pôs fim prematuro à carreira. Trabalha atualmente ao serviço do clube da Luz na área de prospeção de mercado.

Os dois alcobacenses “foram benfiquistas que tanto elevaram o nome de Alcobaça e representaram Portugal a nível internacional”, foi sublinhado pelo apresentador António Fraqueiro, na sessão realizada em Alcobaça.

Alguns nomes ligados ao futebol, como Toni, Shéu, Veloso e Álvaro Magalhães, que não puderam marcar presença, transmitiram as suas palavras de homenagem através de um vídeo. O maestro António Victorino d’Almeida, assumido benfiquista, também teceu à distância algumas considerações sobre os jogadores. Sobre Vítor Martins disse que “colocava-se sempre no sítio onde a bola ia cair, era um homem com perspicácia a jogar”. Em relação a Cavém, reconheceu que “foi uma das figuras que contribuíram para uma das maiores alegrias da minha vida, a segunda taça europeia ganha pelo Benfica”.

Alguns amigos dos jogadores também deram o seu testemunho sobre eles, destacando que foram “grandes valores do futebol português”.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, vincou a “enorme humildade com que estes dois homens sempre pautaram as suas vidas apesar da projeção internacional das suas carreiras. Alcobaça e os portugueses de uma maneira geral prestam hoje uma justa e devida homenagem a estes dois grandes talentos”.

O autarca manifestou que os jogadores foram protagonistas de “feitos que ficarão para sempre na história de Portugal”.

A iniciativa, organizada pela Câmara de Alcobaça e pela Sometimes Happens, contou com o apoio do Grupo Medioeste (Jornal das Caldas, Região da Nazaré, Jornal Oeste Online e Rádio Mais Oeste), tendo culminado com um jantar no Museu do Vinho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004