Esta apresentação presencial dos técnicos aos pais dos alunos com intervenção, numa ação de persistência, no auditório da escola sede, teve como objetivo de promover a participação dos pais/cuidadores, de forma informada e ativa, nos processos educativos/formativos dos seus educandos.
De acordo com a psicóloga do agrupamento, Paula Coelho, “temos vindo a promover parcerias e protocolos com outras instituições, no intuito de termos na escola uma resposta para os vossos filhos e nossos alunos”.
Atualmente existem “67 alunos em acompanhamento”, o que significa “9% de alunos do agrupamento”.
Nesse sentido, disponibilizam uma psicóloga a tempo inteiro e outra em meio horário, cinco professoras de educação especial, uma terapeuta da fala, que atua sobretudo no 1º ciclo e colabora num projeto para ajudar alguns alunos que têm alguns problemas no âmbito da dislexia, uma mediadora social, uma terapeuta ocupacional, que trabalha apenas com quatro alunos do 1º ciclo, e por último, uma terapeuta da fala, cedida pela Câmara Municipal de Alcobaça.
“Esta é equipa de técnicos especializados, que não trabalham a tempo inteiro, por isso é que a escolha dos alunos tem de ser restringida”, explicou a psicóloga. Ou seja é dedicado a “alunos que comprovadamente necessitem de acompanhamento e que não usufruem dele noutras instituições”.
A equipa vai intervir principalmente nos mais novos, pois é com “eles que as coisas resultam para o futuro”.
Igualmente alertou para o “esforço muito grande que a escola faz, no sentido de ajudar a crianças no que elas precisam”.
A diretora da AESMP, Luísa Sardo, destacou que a “escola faz um grande esforço para que os alunos tenham igualdade de oportunidades, e sem as parcerias não teríamos os resultados que temos atualmente”. Nesse sentido, “decidimos promover esta sessão para vocês saberem a quem entregam os filhos naquelas horas de terapia”.
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