Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
10° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
8° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
Organização do Jornal das Caldas e Rádio Mais Oeste

Lojas caldenses exibiram coleção outono/inverno num dos maiores desfiles de moda na cidade

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A terceira edição do desfile de moda Caldas Fashion 2018, do Jornal das Caldas e da Rádio Mais Oeste deu um toque de glamour à praça do espelho d’água do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha na noite de 4 de outubro.

Cerca de quinhentas pessoas assistiram ao desfile que evidenciou o potencial desta cidade ao nível do comércio. O evento envolveu dezenas de entidades e empresas das Caldas da Rainha, todos em espírito de união para se exibir o melhor que por cá se faz, num desfile preparado para evidenciar o potencial desta cidade ao nível do comércio, mostrando que não é preciso sair das Caldas da Rainha para estar na moda.

Os modelos desfilaram as novidades e melhores propostas para o outono e inverno de 2018. Foi apresentado vestuário de criança, adulto (homem e senhora), lingerie e acessórios de moda.

A praça do espelho d’água do CCC ficou lotada de pessoas para prestigiar um dos maiores desfiles de moda das Caldas, com a participação de 18 lojas e 85 modelos.

O Caldas Fashion é uma organização do Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste em parceria com a União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Câmara Municipal, Centro Cultural e de Congressos, e ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que promoveram a marca Caldas da Rainha.

O objetivo é dinamizar a região, demonstrando que existem localmente profissionais criativos, produtos e marcas de qualidade.

A praça do espelho d’água do CCC encheu-se de estilo nessa noite para receber o melhor da moda das Caldas da Rainha. Um espaço improvável, mas ideal para mais uma edição do desfile, este ano intitulado “Espelho D’Água”, que convidou as lojas do comércio caldense a participar.

A direção artística esteve a cargo de Ana Saramago Cabeleireiros, Carlos Coutinho, diretor do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, e João Matias – modelo e diretor da agência de modelos Bound Management. Estes responsáveis têm desenvolvido trabalhos de produção de moda, com a organização de várias passagens de modelos.

O som esteve a cargo da Academia de Música (X Eventos) das Caldas da Rainha. O Caldas Fashion 2018 contou com a colaboração da Opticalia Caldas da Rainha e das floristas Hélia Arte Floral e Begónia.

O desfile abriu com uma curta-metragem da dupla criativa Cláudio Sousa e Isa Araújo (de nome artístico Mister Lazy e Madame Leisure). Desde há cerca de dez anos que se dedicam à performance, ao vídeo, ao desenho e à música, e têm por hábito filmar enquanto viajam.

A curta-metragem passa-se primeiro em Barcelona, Espanha, onde viviam, e depois em Biarritz, França. Daí o título “Limít (em catalão) & Frontière (em francês)”, transportando uma mensagem sobre os limites e as fronteiras que nos auto-impomos.

Cláudio Sousa e Isa Araújo foram também os animadores visuais e sonoros desta noite, tendo sido projetados vídeos de espelhos de água do concelho na fachada do CCC, como pano de fundo do desfile.

Praça do espelho d’água do CCC encheu-se de estilo

A designer de jóias caldense Liliana Alves apresentou no desfile a sua nova coleção dedicada à Rainha D. Leonor, composta por dois conjuntos – A “Rainha Generosa” e a “Rainha Visionária” – em colaboração com a designer de moda Susana Agostinho, da Zelu Noivas, com um vestido original.

Foi uma apresentação performativa em que as modelos fizeram saudações ao público como se fossem rainhas.

A coleção encontra-se à venda no Posto de Turismo das Caldas da Rainha.

As lojas e entidades que participaram nesta iniciativa foram: Roupa de criança: Túnica; Benetton: Neck& Neck e Lanidor Kids. Roupa de adulto: Lanidor; Jonas; Surfoz; Bourbon; Mirene; Formen; Ecco, Tania’s Closet, Executiva e D’Arcos Rigor. Sapatos: BomTom.

E porque a beleza cabe em todos os tamanhos e formas, este ano o Caldas Fashion contou com a participação de moda plus-size (roupa de tamanhos grandes), com a Atrativa e a loja MaGGnífica, procurando-se derrubar preconceitos sobre os padrões impostos pelo mundo da moda, porque todos podem ficar bonitos independentemente da dimensão do corpo.

A apresentação do desfile esteve a cargo de Francisco Gomes, chefe de redação do Jornal das Caldas, e de Josefine Winkler, aluna de Artes Visuais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

O jornalista destacou que “procurámos também dar o nosso contributo para a divulgação do tecido empresarial da marca “Caldas da Rainha”, numa estratégia de comunicação conjunta, com parcerias essenciais para promover a atratividade e dinamização do centro urbano da cidade, ao encontro dos objetivos da associação comercial”.

De referir que também os apresentadores estiveram vestidos com coleções de lojas que participaram neste desfile – a Loja Jonas vestiu Josefine Winkler e a Loja Benetton vestiu Francisco Gomes. Ambos exibiram calçado da Loja BomTom.

Uma referência especial para um grupo de 32 seniores proveniente da cidade francesa Le Raincy- geminada com Caldas da Rainha, que esteve de visita oficial às Caldas da Rainha e que também se encontraram entre a assistência do desfile.

António Salvador, administrador do Grupo Medioeste, proprietário do Jornal das Caldas e da Rádio Mais Oeste, agradeceu a todas entidades envolvidas no Caldas Fashion 2018 e lembrou que fez naquele dia “quinze anos que nós entrámos na comunicação social através do jornal Região da Nazaré, depois adquirimos o Jornal das Caldas e este ano a Rádio Mais Oeste”, o que significa “que somos um grupo de comunicação com grande capacidade de intervenção na comunidade e na região Oeste”.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, enalteceu a todas as empresas que participaram no desfile, revelando que o tecido empresarial e comercial está “vivo e bem forte e quer dar a conhecer à comunidade os seus artigos e produtos”. O autarca disse que o Caldas Fashion é um bom exemplo de uma iniciativa “que juntou as empresas na promoção dos seus produtos e em simultâneo proporcionando uma noite agradável neste lindo espaço no CCC”.

A vereadora do Município das Caldas, Maria da Conceição, Vítor Marques, presidente da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, e Jorge Varela, presidente da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, marcaram presença no evento.

Margarida Reis, vereadora da Câmara de Óbidos, também esteve presente no desfile.

O evento teve ainda o apoio dos professores Paulo Vasques e Maria João Rocha, e dos alunos do curso de Técnico de Audiovisual da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que fizeram a fotoreportagem.

Destaque ainda para a colaboração destes alunos na transmissão em direto por streaming na Internet, no Facebook do Jornal das Caldas e Rádio Mais Oeste, que ainda poderá ser visto.

Os alunos do Curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, do Colégio Rainha D. Leonor colaboraram neste evento, fazendo a receção ao público.

Vertente solidária do desfile

O evento teve ainda uma vertente solidária com ajuda a João Sobral, um menino de sete anos residente no Avenal nas Caldas, que sofre de uma tetraparesia (paralisia parcial).

O João Sobral e a sua mãe, Sandra Marques, foram convidados especiais deste desfile, vestidos pela loja Benetton.

João tinha sete meses quando uma célula cerebral ficou adormecida. Os médicos não sabem que nome dar a esta doença, mas desde então o João usou talas para endireitar os pés, luvas para virar as mãos e cadeiras especiais por causa da coluna. Não se sentava durante muito tempo, tinha de estar deitado, e ainda há mazelas que tenta ultrapassar, nomeadamente ao nível do sistema motor e da fala.

Desde há vários anos que o Jornal das Caldas tem abraçado a causa “Vamos ajudar o João”, para que ele tenha maior estímulo e, quem sabe, um dia possa vir a andar, falar e não ter que depender da família para tudo. A recolha solidária efetuada entre a assistência rendeu 590 euros, que vão servir para despesas de tratamentos (terapias da fala e fisioterapias) e deslocações.

O Jornal das Caldas ao longo da sua existência tem promovido ou ajudado causas sociais. Na semana passada realizou-se uma iniciativa que também foi destacada através do Caldas Fashion 2018 – tratou-se da Praxe Solidária dos caloiros da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

A venda de 900 exemplares do Jornal das Caldas rendeu 1100 euros para entregar ao Olha-Te, projeto de apoio aos doentes oncológicos e familiares. Alunos do Grupo Académico e caloiros, e elementos do Olha-Te, subiram ao palco do desfile.

ACCCRO elogiou Caldas Fashion 2018

Paulo Agostinho, presidente da direção da ACCCRO, que também apoiou o Caldas Fashion 2018, numa mensagem enviada ao Jornal das Caldas, felicitou toda a organização do evento pela “sua forma de enaltecer e fortalecer a marca Caldas da Rainha e por todas as sinergias criadas”.

A nota acrescenta que “iniciativas desta natureza são de valorizar, pela sua qualidade, glamour e projeção com que promovem o comércio e serviços das Caldas da Rainha como oferta de qualidade e a marca Caldas da Rainha como destino de excelência”.

Agradecimentos aos patrocinadores

A organização agradece aos patrocinadores: União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório; ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste; Câmara Municipal das Caldas da Rainha; Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha; Academia de Música; Hélia Arte Floral; Begónia; Opticália e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha.

Outros apoios foram importantes: Mr. Pizza; Restaurante Paraíso; Beco do Forno; Querido Mudei a Casa; Meio Cheio; A. Marques; LXQB Seguros; Trindade Seguros; Clínica Dentária – Dental Tree Life Caldas da Rainha; Xaneca; Atrativa; Toyota Caldas da Rainha; Concessionário Auto M. Caldas; Jornália, Agência de Viagens Pink e Vogal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Assembleia municipal chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal da Nazaré chumbou, no passado dia 10 de dezembro, com 11 votos contra, sete a favor e três abstenções, o Orçamento para 2025, no valor de 31.307,670€. Para este desfecho contribuiu a decisão dos deputados socialistas, Pedro Marques e Carolina...

assembleia