Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Antigos Armazéns Vazão acolhem Museu da Rádio e Posto de Turismo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu da Rádio em Alcobaça composto por mais de 5000 peças deverá abrir nos próximos meses, provavelmente até ao final do ano.

O mesmo edifício, localizado no centro histórico de Alcobaça, adquirido pela Câmara Municipal, vai juntar peças de museu com a receção a turistas, com a instalação do novo Posto de Informação e Turismo do concelho.

“Vai fazer a receção do turista e a apresentação da nossa coleção, ao mesmo tempo, que é seguramente uma das mais valiosas e, por isso, queremos partilhá-la com o público”, adiantou Paulo Inácio, Presidente da Câmara de Alcobaça.

A coleção que irá ficar exposta no novo espaço museológico (adquirida pela Câmara de Alcobaça em 2009 a José Madeira Neves, natural da Cela) é composta por centenas de objetos relacionados com a radiodifusão e telecomunicações, tais como 42 fonógrafos, 414 rádios, 587 microfones, 151 gravadores, 125 telefones, 1104 discos de vinil, 407 discos metálicos, 67 discos perfurados, 13 gramofones e 83 rádios transmissores, avaliado em 131 mil euros.

O espaço (antigos armazéns Vazão, na rua Araújo Guimarães) escolhido para a exposição do espólio da “Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” localiza-se mesmo no centro da cidade, a 100 metros do Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade (UNESCO), e representa um investimento inicial de 280 mil euros.

Um dos objetivos deste novo espaço é “mostrar como a tecnologia da rádio emergiu e evoluiu” e receber os visitantes e turistas num novo espaço montra do concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo modelo da Feira de São Bernardo foi um Sucesso

A Feira de São Bernardo, de Alcobaça, que ocorreu entre os dia 19 e 22 de agosto, terminou com milhares de visitantes a assistirem ao concerto do cantor Toni Carreira.  O novo modelo de feira foi planeado com o intuito de promover a centralidade das festividades. A...

tony carreira

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1

Gratuitidade de acesso ao Mosteiro de Alcobaça limitada

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passou a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou a DGPC. A medida aplica-se aos 25 museus,...

mosteiro alcobaca