Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 26° C

Antigos Armazéns Vazão acolhem Museu da Rádio e Posto de Turismo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu da Rádio em Alcobaça composto por mais de 5000 peças deverá abrir nos próximos meses, provavelmente até ao final do ano.

O mesmo edifício, localizado no centro histórico de Alcobaça, adquirido pela Câmara Municipal, vai juntar peças de museu com a receção a turistas, com a instalação do novo Posto de Informação e Turismo do concelho.

“Vai fazer a receção do turista e a apresentação da nossa coleção, ao mesmo tempo, que é seguramente uma das mais valiosas e, por isso, queremos partilhá-la com o público”, adiantou Paulo Inácio, Presidente da Câmara de Alcobaça.

A coleção que irá ficar exposta no novo espaço museológico (adquirida pela Câmara de Alcobaça em 2009 a José Madeira Neves, natural da Cela) é composta por centenas de objetos relacionados com a radiodifusão e telecomunicações, tais como 42 fonógrafos, 414 rádios, 587 microfones, 151 gravadores, 125 telefones, 1104 discos de vinil, 407 discos metálicos, 67 discos perfurados, 13 gramofones e 83 rádios transmissores, avaliado em 131 mil euros.

O espaço (antigos armazéns Vazão, na rua Araújo Guimarães) escolhido para a exposição do espólio da “Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” localiza-se mesmo no centro da cidade, a 100 metros do Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade (UNESCO), e representa um investimento inicial de 280 mil euros.

Um dos objetivos deste novo espaço é “mostrar como a tecnologia da rádio emergiu e evoluiu” e receber os visitantes e turistas num novo espaço montra do concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Prémios Vinhos de Portugal 2024 realizado em Alcobaça

Ministro da Agricultura marcou presença no evento que decorreu em hotel de luxo da cidade O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi, no passado dia 3 de maio, o local escolhido para a realização da cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da 11º...

concurso de vinhos portugueses

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb