Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

Antigos Armazéns Vazão acolhem Museu da Rádio e Posto de Turismo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu da Rádio em Alcobaça composto por mais de 5000 peças deverá abrir nos próximos meses, provavelmente até ao final do ano.

O mesmo edifício, localizado no centro histórico de Alcobaça, adquirido pela Câmara Municipal, vai juntar peças de museu com a receção a turistas, com a instalação do novo Posto de Informação e Turismo do concelho.

“Vai fazer a receção do turista e a apresentação da nossa coleção, ao mesmo tempo, que é seguramente uma das mais valiosas e, por isso, queremos partilhá-la com o público”, adiantou Paulo Inácio, Presidente da Câmara de Alcobaça.

A coleção que irá ficar exposta no novo espaço museológico (adquirida pela Câmara de Alcobaça em 2009 a José Madeira Neves, natural da Cela) é composta por centenas de objetos relacionados com a radiodifusão e telecomunicações, tais como 42 fonógrafos, 414 rádios, 587 microfones, 151 gravadores, 125 telefones, 1104 discos de vinil, 407 discos metálicos, 67 discos perfurados, 13 gramofones e 83 rádios transmissores, avaliado em 131 mil euros.

O espaço (antigos armazéns Vazão, na rua Araújo Guimarães) escolhido para a exposição do espólio da “Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes” localiza-se mesmo no centro da cidade, a 100 metros do Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade (UNESCO), e representa um investimento inicial de 280 mil euros.

Um dos objetivos deste novo espaço é “mostrar como a tecnologia da rádio emergiu e evoluiu” e receber os visitantes e turistas num novo espaço montra do concelho de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno