Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C

Excesso de população de gaivotas em Peniche e nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em Peniche é opinião generalizada de que este ano a população de gaivotas deverá ter ultrapassado aquilo que, em princípio, seria ambientalmente aceitável.

Em anos anteriores chegaram a existir reclamações, como estragos no revestimento/pintura dos prédios e veículos, e em roupas estendidas, entupimento de caleiras, incomodidade perante o ruído provocado, agressividade destas aves revelados em ataque às pessoas, para além das questões de saúde pública e ambiental, que levaram à intervenção da Reserva Natural da Berlenga e da Câmara Municipal de Peniche para um apropriado controlo da população de gaivotas.

Contudo, o número de gaivotas é atualmente excedentário ao desejado. Como forma de combater esta situação continuam a ser pertinentes as medidas propostas no passado: colocar picos, redes e outros elementos dissuasores nos locais onde habitualmente as gaivotas pousam, acondicionar correctamente o lixo e fechar devidamente os sacos e contentores, impedindo que as gaivotas aí se alimentem, e não dar comida às gaivotas.

Nas Caldas da Rainha o vereador Luís Patacho, do PS, pronunciou-se em reunião camarária, sobre o excesso de população de gaivotas na cidade, considerando este problema “ainda mais grave do que o excesso de pombos”.

No seu entender “ urge encontrar uma solução célere e adequada, uma vez que poderá colocar em causa a saúde pública”.

Em relação ao pombos, falta implementar a proposta socialista aprovada em junho do ano passado, que visa a criação de um pombal contraceptivo, tendo em conta o excesso destas aves em diversos bairros caldenses, que provoca “prejuízos às populações que ali habitam, ao património edificado e à imagem da cidade, prejudicando a sua capacidade atrativa”.

A ideia é que os pombos estabeleçam os seus ninhos nestas estruturas, cuidadas e limpas por equipas responsáveis, sendo depois os seus ovos retirados do local e substituídos por outros em gesso ou plástico.

Segundo a proposta apresentada pelo grupo municipal do PS, “a implementação de pombais contraceptivos como instrumento de controlo da população de pombos em meio urbano tem-se revelado eficaz em diversas cidades da Europa, permitindo a criação de locais de alimentação supervisionados”.

“A implementação de pombais contraceptivos deverá ser um projeto pedagógico de sensibilização das populações para este problema, sendo recomendável que a Câmara envolva em parceria estratégica as associações de proteção dos animais, as sociedades columbófilas e as escolas existentes na cidade em torno deste objetivo”, consta da proposta socialista, que foi aprovada com doze votos a favor, duas abstenções (CDS) e cinco contra (PSD).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros preparam-se para emergências obstétricas

Os bombeiros de Óbidos frequentaram um workshop que visou capacitar os tripulantes de ambulância de socorro para estarem preparados quando transportarem grávidas para uma emergência obstétrica. A iniciativa contou com a participação de cerca de sessenta bombeiros,...

obstetrica

Maior aumento no preço de arrendamento das casas registado em Alcobaça

No distrito de Leiria, Alcobaça, Nazaré e Leiria atingem o patamar dos Mil euros, por mês, na renda média O Imovirtual, portal imobiliário de referência, divulgou, no final de outubro, o seu barómetro relativo à evolução dos preços médios anunciados de arrendamento...

rotunda