Segundo a vereadora da cultura, Inês Silva, “o festival cumpre mais uma vez o seu desígnio: homenagear as mais ilustres personalidades portuguesas da atualidade, pela sua carreira, pela sua forma de estar perante o público e pela marca que deixam na cultural nacional.”
O festival, organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça, está agendado para os dias 8 a 14 de outubro e pretende ser, uma vez mais, um espaço de diálogo e de experiências culturais das várias artes.
Ruy de Carvalho nasceu em 1927 e conta já com setenta e seis anos de carreira como ator, tendo-se profissionalizado com apenas vinte anos. É viúvo, tem um filho ator, João de Carvalho e uma filha jornalista, Paula Carvalho e três netos, um deles também ator, Henrique de Carvalho.
Enumerar todos os autores que representou seria uma tarefa ingrata, pois entre eles encontram-se quase todos os dramaturgos nacionais e internacionais.
A sua interpretação de “Rei Lear”, de William Shakespeare, com encenação de Richard Cottrell, ficará para sempre na memória de quem assistiu ao espetáculo no Teatro Nacional D. Maria II.
O ator foi por diversas vezes agraciado pelo seu trabalho e pela sua carreira notável, tenho recebido ao longo dos anos diversas honras nacionais:
Medalha de Mérito Cultural – atribuída pelo Governo de Cavaco Silva, em 1991.
Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1992)- atribuída pelo Presidente da República Mário Soares.
Comenda da Ordem Militar de Santiago (1998)- atribuída, em palco aberto, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, em 2009.
Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada, atribuída pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, em 2010.
Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, por ocasião dos 70 anos de carreira, em 2012.
Grã-Cruz da Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião dos sues 90 anos de idade e 75 de carreira, no dia 1 de março de 2017.
0 Comentários