Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Assembleia Municipal da Nazaré aprovou moção que defende o debate sobre igualdade nas escolas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A moção da deputada municipal eleita pelo Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, levada à última Assembleia Municipal, foi aprovada com a unanimidade de todos os deputados municipais presentes

O documento “Contra a opressão e pela igualdade” apela à adoção de uma política que aposte nesses valores.

“Tendo em conta o cenário internacional atual onde o discurso de intolerância e violência proliferam contra os vários tipos de minorias, o que torna urgente apostar na educação cívica que sublinhe os seguintes temas”, refere a moção.

Relativamente ao racismo, a deputada referiu-se, em concreto, aos movimentos migratórios de refugiados para a Europa. “Os motivos destes fluxos têm varias causas sendo algumas delas, a guerra, consequentemente, a fome. Paralelamente temos assistido a um aumento dos discursos racistas e de ódio por todo o mundo contra estas pessoas. Em Portugal embora não haja movimentos emergentes que estimulem este tipo de discurso, não nos coloca numa posição de ócio relativamente a este tema”.

Sobre a homofobia e transfobia, Telma Ferreira frisou que embora tenham sido feitos avanços consideráveis em termos de legislação no nosso país, “a comunidade LGBTI ainda sente quotidianamente o preconceito. Por tal, é necessário desconstruir mentalidades para caminhar no sentido de uma sociedade plena de direitos para todos e todas”.

Em matéria de “igualdade de género e violência doméstica, o documento refere-se aos números da violência, e que apontam para 90% dos serem sobre mulheres.

“É necessário sensibilizar o respeito mutuo independentemente do género, combater o machismo presente na sociedade para terminarmos de vez com esta pratica criminosa. Neste sentido é extremamente importante fomentar junto da população iniciativas que promovam a igualdade de género pois esta é a única forma de acabar com estados intrínsecos de opressão”.

Para a deputada, “a educação é a arma mais forte para um desenvolvimento social justo, é importante incluir estes temas na sala de aula, para que no futuro estes sejam menos recorrentes ou se possível se extingam, desconstruindo mentalidades e sensibilizando toda uma geração para estes problemas”

A moção aprovada defende realização de sessões sobre as questões da igualdade e pela não discriminação em todas as escolas do agrupamento de escolas da Nazaré, a no início do próximo ano letivo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Avaliação do excesso de peso e obesidade na escola

Uma avaliação ao peso dos alunos que frequentam a rede pública de ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré indica que 12, 8% apresenta excesso de peso (42,1% masculino; 57,9% feminino), e 14,1% é obeso (54,6 % masculino; 45,4% feminino)....

obesidade