Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C

Equipa de Intervenção Permanente (EIP) da Nazaré entrou em funções nos Bombeiros

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré já dispõe de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

A prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios, desencarceramento, ou outras intervenções no âmbito da proteção civil são algumas das suas funções.

Destacando a importância das EIP, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Joaquim Morais, refere que, com a criação desta equipa, “passam a existir cinco bombeiros em permanência no quartel para ocorrer a qualquer urgência e emergência”.

“Faz a diferença em tudo, quando aparece uma solicitação, a resposta é imediata, ou seja, é a prontidão ao minuto. A segurança e a resposta ao cidadão passam a ser muito maiores”, afirmou, esclarecendo que uma Equipa de Intervenção Permanente não é apenas para dar resposta aos incêndios, mas a tudo o que é urgência e emergência”.

“Eles podem ir ao incêndio numa primeira intervenção, porque estas equipas são para estarem em permanência no quartel para ocorrer a todas as urgências que surgem no concelho”, explica João Paulo Estrelinha, comandante da Corporação, acrescentando que as equipas foram criadas “para dar segurança ao cidadão”.

“Sem a boa vontade do Presidente da Câmara, a implementação desta medida de segurança para todos não teria sido possível”, destacou, ainda, o Comandante.

Os custos com a Equipa de Intervenção Permanente serão suportados, em partes iguais, pela Autarquia e Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Orlando Rodrigues, responsável pela Proteção Civil da Nazaré disse que

“Aquando da entrada em funções deste projeto não havia apoio à corporação de Bombeiros. Não existia uma fita nem um Serviço Municipal de Proteção Civil. Quatro anos passados, o Município possui meios de intervenção muito melhores, uma equipa de vigilância de praia, estando também instalada uma equipa de intervenção permanente, que terá como prioridade as ações preventivas, mas também capacidade de intervenção imediata”, acrescentando: “Hoje o concelho da Nazaré está mais seguro”.

O Presidente a Câmara Municipal destaca, por seu lado, a relevância da equipa para a prestação de um melhor serviço à população. “A Câmara oficializou este desejo de constituir uma EIP em junho de 2017, antes de ter acontecido uma das maiores devastações de que existe registo no âmbito dos incêndios florestais em Portugal”.

“É muito importante ter esta equipa para uma primeira linha de ataque ao problema. Esta resulta de uma parceria entre a Câmara da Nazaré, Bombeiros Voluntários da Nazaré e Associação Nacional de Proteção Civil. Trata-se de uma aposta no reforço da capacidade de resposta dos Bombeiros da vila”, disse Walter Chicharro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter