Demolição do Centro de Saúde anunciada para junho

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As duas unidades de saúde da Nazaré estão, desde a semana passada, a funcionar na Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, para permitir a demolição do atual centro de saúde e a construção de um novo edifício.

“A Confraria [de Nossa Senhora da Nazaré] acolhe todos os cuidados de saúde primários do até à conclusão do novo Centro de Saúde”, disse o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

A transferência da USF para a Confraria [onde desde há 15 dias já se encontra a funcionar a USF Global) vai permitir que, “na primeira quinzena de junho, (entre 10 a 15 de junho) seja demolido o atual Centro de Saúde para que a construção do novo edifício se inicie na primeira quinzena de julho”, afirmou.

A mudança das duas unidades de saúde do concelho para as instalações da Confraria implicou “um investimento de cerca de 126 mil euros” na remodelação do espaço onde ficarão instalados cerca de 20 gabinetes médicos e administrativos, custeados, segundo o autarca, “inteiramente pela Câmara”.

A construção do novo centro de Saúde “era uma reivindicação de toda a população e de todas as forças políticas” que o executivo socialista de Walter Chicharro consegue “finalmente tornar uma realidade”.

O atual Centro de Saúde estava, desde a década de 80, instalado num pré-fabricado provisório, onde durante décadas funcionaram as unidades de saúde familiar Nazareth e Global, os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e a Unidade de Saúde Pública (USP).

“As insuficiências crescentes para a prestação de cuidados de saúde e a necessidade de promover o melhoramento das condições em que estes são prestados à população” levaram o município a indicar a construção da nova Unidade de Saúde como “um investimento prioritário para o concelho”, que veio a ser enquadrado no mapeamento para a Região Centro e aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A nova Unidade de Saúde da Nazaré é um investimento de 1.413.876,10 euros, comparticipados pelo FEDER (Fundo de Desenvolvimento Regional) em 950.300,00 euros e pela ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) em 463.576,10 euros.

Um investimento que, segundo Walter Chicharro, “dará resposta aos requisitos atuais em termos de prestação de cuidados de saúde primários” e responderá “às necessidades atuais e futuras da população abrangida, pela melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social”.

A expectativa do autarca é que a obra, cujo prazo de construção é de 10 meses, “fique concluída dentro de um ano” e que a unidade, com cerca de 20 mil inscritos “e capacidade para 22 mil utentes”, abra portas no primeiro semestre de 2019.

A gestão da nova Unidade de Saúde da Nazaré será assegurada pela administração da ARSLVT, assim como a manutenção e conservação do edifício.

A manutenção e conservação dos espaços exteriores serão da responsabilidade do município, que cedeu o terreno para a construção do edifício.

A abertura de um novo Centro de Saúde “consentâneo com um território moderno” é, para o autarca, “um momento tremendamente importante para a Nazaré”, permitindo não só “a melhoria na qualidade da prestação de cuidados médicos, de enfermagem e atendimento e acolhimento dos utentes”, mas também das “condições de trabalho dos profissionais”, concluiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda