Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 17° C

Nazaré está em “Marés de Maio”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está a decorrer a segunda edição do “Nazaré Marés de Maio” que no passado fim de semana se apresentou ao público com diversas manifestações culturais.

O debate sobre a “Violência no Namoro” deu início ao fim de semana, numa iniciativa conduzida pelo Externato Dom Ruas Roupinho em parceria com o IPDJ, e que decorreu no dia 17.

No dia seguinte (18/5), integrado no dia internacional dos Museus, abriu a exposição fotográfica “Memórias da Areia”, da autoria de Cecília Louraço, organizada pela Associação Cultural – Casa do Adro e Museu Joaquim Manso. A música e poesia completaram o dia com a subida ao palco do projeto “Safra2”, com uma abordagem criativa musico-poética da obra lançada pela coletividade popular Biblioteca da Nazaré – Canto de Mar – compilação de poemas sobre o mar e sobre a Nazaré.

No dia 19, o Coro dos trabalhadores da Cooperativa Mútua dos Pescadores atuou na Taberna Ti`Izelino, levando o canto a espaços improváveis, proporcionando uma agradável surpresa.

À noite, no Cine-teatro da Nazaré, deu-se, um dos grandes momentos da semana do NMM – “De Novo Mar” – GEFAC. O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra convidou os presentes a refletir sobre as múltiplas possibilidades de abordar a nossa etnografia e o nosso riquíssimo folclore, e mostrou como são possíveis outros caminhos à reflexão.

“Fez-nos ver como as vertentes culturais mais tradicionais e populares podem ser contruídas com base em sentimentos profundos, reflexões apuradas e emoções à flor da pele – a etnografia e o folclore como gritos de igualdade, valorização do trabalho, promotor de tolerância e um apelo à liberdade criativa”, refere a organização.

No dia 20,

O Palácio Real da Confraria Nossa Senhora da Nazaré foi o palco de outra das ações do fim de semana, recebendo, no passado dia 20, o lançamento do postal, com uma fotografia de Antti Sarkilahti, e carimbo do Nazaré Marés de Maio.

Numa iniciativa conjunta entre o NMM e os CTT, foi um novo passo para a promoção deste projeto cultural conjunto, estando outras ações desta parceria previstas para os próximos anos do evento.

No próximo dia 25, pelas 21:30h, a fachada da Capitania do Porto da Nazaré vai receber – (Re)Projeções – um trabalho de videomapping realizado pelos alunos do 11º e 12º anos do Externato Dom Fuas Roupinho. Uma pareceria entre o EDFR e Museu Joaquim Manso.

E, no dia 31, para fechar a edição de 2018 do NMM, será projetado na fachada da Capitania do Porto da Nazaré o documentário sobre os pescadores da Nazaré que andaram na pesca do Bacalhau “Nazarenos nos Mares do Fim do Mundo”.

Até dia 27, continuará a decorrer a mostra gastronómica com base em receitas de bacalhau nos restaurantes do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

Triatlo de São Martinho do Porto com grande margem de crescimento

Mais atletas participantes, maior adesão do público, mais colaboradores e voluntários envolvidos, são as notas mais salientes da 3ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto, realizada no fim-de-semana 21 e 22 de setembro. Com quase 1500 atletas inscritos, a...

triatlo 1