Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Nazaré está em “Marés de Maio”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está a decorrer a segunda edição do “Nazaré Marés de Maio” que no passado fim de semana se apresentou ao público com diversas manifestações culturais.

O debate sobre a “Violência no Namoro” deu início ao fim de semana, numa iniciativa conduzida pelo Externato Dom Ruas Roupinho em parceria com o IPDJ, e que decorreu no dia 17.

No dia seguinte (18/5), integrado no dia internacional dos Museus, abriu a exposição fotográfica “Memórias da Areia”, da autoria de Cecília Louraço, organizada pela Associação Cultural – Casa do Adro e Museu Joaquim Manso. A música e poesia completaram o dia com a subida ao palco do projeto “Safra2”, com uma abordagem criativa musico-poética da obra lançada pela coletividade popular Biblioteca da Nazaré – Canto de Mar – compilação de poemas sobre o mar e sobre a Nazaré.

No dia 19, o Coro dos trabalhadores da Cooperativa Mútua dos Pescadores atuou na Taberna Ti`Izelino, levando o canto a espaços improváveis, proporcionando uma agradável surpresa.

À noite, no Cine-teatro da Nazaré, deu-se, um dos grandes momentos da semana do NMM – “De Novo Mar” – GEFAC. O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra convidou os presentes a refletir sobre as múltiplas possibilidades de abordar a nossa etnografia e o nosso riquíssimo folclore, e mostrou como são possíveis outros caminhos à reflexão.

“Fez-nos ver como as vertentes culturais mais tradicionais e populares podem ser contruídas com base em sentimentos profundos, reflexões apuradas e emoções à flor da pele – a etnografia e o folclore como gritos de igualdade, valorização do trabalho, promotor de tolerância e um apelo à liberdade criativa”, refere a organização.

No dia 20,

O Palácio Real da Confraria Nossa Senhora da Nazaré foi o palco de outra das ações do fim de semana, recebendo, no passado dia 20, o lançamento do postal, com uma fotografia de Antti Sarkilahti, e carimbo do Nazaré Marés de Maio.

Numa iniciativa conjunta entre o NMM e os CTT, foi um novo passo para a promoção deste projeto cultural conjunto, estando outras ações desta parceria previstas para os próximos anos do evento.

No próximo dia 25, pelas 21:30h, a fachada da Capitania do Porto da Nazaré vai receber – (Re)Projeções – um trabalho de videomapping realizado pelos alunos do 11º e 12º anos do Externato Dom Fuas Roupinho. Uma pareceria entre o EDFR e Museu Joaquim Manso.

E, no dia 31, para fechar a edição de 2018 do NMM, será projetado na fachada da Capitania do Porto da Nazaré o documentário sobre os pescadores da Nazaré que andaram na pesca do Bacalhau “Nazarenos nos Mares do Fim do Mundo”.

Até dia 27, continuará a decorrer a mostra gastronómica com base em receitas de bacalhau nos restaurantes do concelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados