Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
8° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Caldas da Rainha e Alcobaça criam marca para cutelarias dos dois concelhos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Oito das maiores empresas de cutelaria do país lançaram, no passado dia 3, a marca ‘Cutelarias de Santa Catarina e Benedita' para certificar um dos cinco maiores 'clusters' europeus do setor, localizado nos concelhos das Caldas da Rainha e Alcobaça.

A marca ‘Cutelarias de Santa Catarina e Benedita’ vai certificar a cutelaria produzida em empresas do concelho das Caldas da Rainha e de Alcobaça, que no conjunto constituem “um dos cinco principais ‘clusters’ do setor na Europa”, afirmou Samuel Serrazina, administrador da Jero.

O selo lançado em Santa Catarina, no concelho das Caldas da Rainha, conta com a adesão de oito empresas de Santa Catarina (freguesia das Caldas da Rainha) e da Benedita (Freguesia de Alcobaça), que nos seu conjunto representam um volume de negócios “superior a 40 milhões de euros” e a produção de 15 a 16 milhões de peças de cutelaria por ano, divulgaram os proprietários das empresas durante a apresentação da marca.

O setor é ainda “responsável por mais de mil postos de trabalho diretos” e dinamiza um número não apurado de trabalhadores indiretos, através das fábricas de moldes, embalagens e cortantes, explicaram os empresários.

O projeto, que vinha sendo discutido há cerca de oito anos, culminou, no passado dia 3, com oito empresas a assinarem os termos e utilização do símbolo nas suas peças, como “um selo de qualidade da região”, que, sublinhou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, pela primeira vez “se associa para a promoção conjunta no mercado nacional e internacional”.

Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, defendeu a ideia de que as empresas poderão ainda “reforçar a valorização da marcar” através da criação de “uma associação do setor” que, a par com a promoção da região, procure soluções para “a dificuldade de mão-de-obra especializada na região” e para “atrair trabalhadores de outras zonas do país”.

A marca que de futuro distinguirá a cutelaria regional foi registada pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, que liderou o concurso para a criação do logotipo, a que concorreram 16 designers.

O eixo Benedita-Santa Catarina é, no país, aquele em que existe a maior concentração de fábricas de cutelaria, rivalizando com regiões como Soligen (na Alemanha), Thiérry (França), Sheffield (Inglaterra) e Albacete (Espanha).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Maçã de Alcobaça aposta na internacionalização

A Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça - APMA apresentou, no passado dia 3 de dezembro, o “Projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos” que visa dar uma nova onda de sabor vinda de Portugal oriunda da única maçã do Atlântico. A...

maca de alcobaca2

Maçã de Alcobaça apresentou-se na Feira Fruit Attraction em Madrid

Feira Fruit Attraction, um dos maiores certames de marketing de produtos agrícolas (frutas e vegetais) do mundo, decorreu no pavilhão da IFEMA Madrid, de 4 e 6 de outubro, e Alcobaça esteve presente com um dos seus produtos frutícolas de marca. O evento contou com...

anexo sem nome 00056