Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Caldas da Rainha e Alcobaça criam marca para cutelarias dos dois concelhos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Oito das maiores empresas de cutelaria do país lançaram, no passado dia 3, a marca ‘Cutelarias de Santa Catarina e Benedita' para certificar um dos cinco maiores 'clusters' europeus do setor, localizado nos concelhos das Caldas da Rainha e Alcobaça.

A marca ‘Cutelarias de Santa Catarina e Benedita’ vai certificar a cutelaria produzida em empresas do concelho das Caldas da Rainha e de Alcobaça, que no conjunto constituem “um dos cinco principais ‘clusters’ do setor na Europa”, afirmou Samuel Serrazina, administrador da Jero.

O selo lançado em Santa Catarina, no concelho das Caldas da Rainha, conta com a adesão de oito empresas de Santa Catarina (freguesia das Caldas da Rainha) e da Benedita (Freguesia de Alcobaça), que nos seu conjunto representam um volume de negócios “superior a 40 milhões de euros” e a produção de 15 a 16 milhões de peças de cutelaria por ano, divulgaram os proprietários das empresas durante a apresentação da marca.

O setor é ainda “responsável por mais de mil postos de trabalho diretos” e dinamiza um número não apurado de trabalhadores indiretos, através das fábricas de moldes, embalagens e cortantes, explicaram os empresários.

O projeto, que vinha sendo discutido há cerca de oito anos, culminou, no passado dia 3, com oito empresas a assinarem os termos e utilização do símbolo nas suas peças, como “um selo de qualidade da região”, que, sublinhou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, pela primeira vez “se associa para a promoção conjunta no mercado nacional e internacional”.

Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, defendeu a ideia de que as empresas poderão ainda “reforçar a valorização da marcar” através da criação de “uma associação do setor” que, a par com a promoção da região, procure soluções para “a dificuldade de mão-de-obra especializada na região” e para “atrair trabalhadores de outras zonas do país”.

A marca que de futuro distinguirá a cutelaria regional foi registada pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, que liderou o concurso para a criação do logotipo, a que concorreram 16 designers.

O eixo Benedita-Santa Catarina é, no país, aquele em que existe a maior concentração de fábricas de cutelaria, rivalizando com regiões como Soligen (na Alemanha), Thiérry (França), Sheffield (Inglaterra) e Albacete (Espanha).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1