Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C

Administração Central volta a anunciar verbas para estabilizar arribas da Nazaré

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Governo autorizou o financiamento para a estabilização das arribas da Nazaré, uma obra de 1,2 milhões de euros para evitar a derrocada de pedras e garantir a segurança dos banhistas.

A portaria publicada, no passado dia 27, em Diário da República autoriza a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), I. P. a efetuar a repartição de encargos, atribuindo à empreitada uma dotação de 613.000,00 euros para este ano e de 637.000,00 euros para 2019.

No documento assinado pelo secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, a estabilização das arribas da Nazaré é entendida como uma obra “vital para os visitantes e utentes da zona, face ao alto grau de vulnerabilidade e elevado risco a que estão expostas”.

A não execução das intervenções de estabilização, segundo a portaria, pode “originar derrocada de materiais, pondo em risco a segurança de pessoas e bens”.

A empreitada de estabilização das arribas da Nazaré foi aprovada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos e tem assegurado um financiamento comunitário de 85% .

As verbas agora autorizadas serão inscritas no orçamento da APA e, segundo a portaria, “o montante fixado para o ano económico de 2019 pode ser acrescido do saldo apurado do ano que o antecede”.

A consolidação das arribas da Nazaré esteve prevista para arrancar em 2017, no âmbito do Plano de Ação Litoral XXI, que define as intervenções a realizar na costa portuguesa até 2020, num investimento total de 176 milhões de euros.

A instabilidade das arribas tem preocupado os últimos executivos na autarquia da Nazaré e desde 2007 foi criada uma barreira de delimitação de 100 metros de praia, interditados a banhistas, e instalados avisos para o perigo de queda de pedras junto ao Promontório.

A obra de estabilização foi, já em 2014, reconhecida como prioritária pela tutela, que autorizou uma intervenção orçada em um milhão de euros, mas que nunca se chegou a realizar.

De acordo com o vereador do Ambiente, Orlando Rodrigues, “a Câmara sugeriu depois algumas alterações a esse projeto inicial, para que a obra contemplasse a zona do Ascensor”, também na tutela da APA, e onde a autarquia já colocou uma rede de contenção de inertes.

A intervenção agora aprovada contempla assim a contenção da encosta onde circula o transporte centenário e que “terá que ficar parado por um período que solicitámos que não seja superior a três meses e que ocorra na época baixa”, explicou o vereador.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio

Bugalho Ferros assina quatro obras de arte para as entradas na Nazaré

O propósito da arte é tirar a poeira da vida diária de nossas almas (Picasso) e desde a passada sexta-feira, 8 de setembro, uma das entradas no concelho da Nazaré está decorada com a Nazarena, uma estátua de quase 6 metros de altura, instalada na rotunda do...

estatua2