Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Dois homens vão responder em tribunal por suspeitas de enforcamento de cão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dois homens, com 58 e 66 anos, são acusados pelo Ministério Público do Tribunal da Nazaré de terem enforcado e enterrado um cão num quintal naquela vila, indo responder em julgamento.

O caso passou-se a 20 de Outubro de 2016. Da acusação consta que o cão vítima do crime tinha cerca de um ano e meio e que vivia com um dos arguidos. Em comunhão de esforços, enquanto um deles segurava o cão, o outro atou uma corda ao pescoço do mesmo, passaram a corda pelo ramo de uma árvore, e de seguida puxaram e esticaram a corda, erguendo o animal do solo, apenas largando a corda quando este deixou de se debater, estrangulando-o e causando-lhe a morte.

Na ocasião, a PSP da Nazaré tinha identificado o arguido mais velho. Às autoridades argumentou ter sido um acidente. Segundo contou, o cão terá dizimado uma série de galinhas e rosnado ao dono. Quis prendê-lo, como castigo, só que correu mal, porque o cão teria saltado de um muro quando tinha a corda em volta do pescoço, ficando pendurado e morrendo por asfixia.

Testemunhas desmentiram a sua versão. Duas vizinhas do quintal disseram ter visto dois homens a pendurar o cão numa nespereira, mostrando-se indignadas com a situação.

Agentes da PSP deslocaram-se ao quintal, onde acabaram por descobrir o animal enterrado. O cão, arraçado de labrador, foi removido pelos serviços camarários na presença do veterinário municipal. A PSP revelou que foi apreendida uma corda.

A associação Animal apresentou denúncia ao Ministério Público, por indícios de prática de um crime de maus tratos a animal de companhia agravado pelo resultado de morte, e constituiu-se assistente, a fim de intervir no processo.

Veio a ser notificada para se pronunciar quanto à possibilidade de o processo ser suspenso provisoriamente mediante o acatamento de medidas pelos suspeitos, nomeadamente, uma quantia a pagar a alguma associação de proteção animal.

Não havendo oposição o processo poderia, assim, não chegar a julgamento, ficando arquivado sem condenação, mas a Animal não concordou, atendendo à gravidade dos factos denunciados.

Assim, após ter concluído o inquérito, o Ministério Público deduziu acusação contra os arguidos, que responderão pela prática, em co-autoria, de um crime de maus tratos a animais de companhia, na forma agravada, prevista e punida pelo Código Penal com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Homem baleado em Alcobaça

Um homem, de 43 anos, morreu como consequência do disparo, alegadamente, “acidental”, contra si próprio, na passada sexta-feira, 8 de março, em Alcobaça. O alerta para a ocorrência, registada junto ao posto de combustível da Repsol de Alcobaça, foi dado pouco...

Simulação de roubo de telemóveis para receber dinheiro do seguro

Um casal residente na Nazaré simulou um assalto para poder receber cerca de dois mil euros do seguro. Foram as contradições nos depoimentos que acabaram por desmontar a mentira e agora os dois vão responder por simulação de crime e possível tentativa de burla. O...