Q

Previsão do tempo

6° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
3° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C

Presépios Tradicionais da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré volta a apresentar no Centro Cultural da Nazaré a Exposição de Presépios Tradicionais da Nazaré, que foi inaugurada no passado domingo e que o público poderá visitar até dia 7 de Janeiro de 2018.

“Quando surgiu a ideia de fazer regressar o gosto pelo presépio há 6 anos, fizemos uma exposição com figuras de barro, mas depois veio a de recriarmos a Nazaré com bonecos, e mostrando as localidades e os seus principais marcos culturais”, explicou Fernando Barqueiro, do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, a entidade que apresenta esta mostra.

As figuras presentes neste presépio de grandes dimensões são bonecos vestidos com os variadíssimos trajes da Nazaré e as casas em miniatura são a reconstituição da Nazaré, Sítio e Pederneira dos anos de 1930.

Dos presépios tradicionais em barro aos mais atuais, a exposição mostra a evolução das representações do nascimento de Jesus, ao longo de várias décadas.

A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais – Praia, Pederneira e Sítio – é um dos destaques desta exposição, composta por mais de 100 casas e quase 200 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico representado, como a Casa da Câmara da Pederneira; o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Coreto; a Ermida da Memória; o Forte de S. Miguel Arcanjo; as hortas da Pederneira; a marginal; as Praças (Manuel de Arriaga e Sousa Oliveira); os challets e as casas típicas dos pescadores.

“Temos aqui representado o período 1930-1940, para nós o que mais características interessantes apresenta, do ponto de vista cultural e típico da Nazaré”. Através desta exposição, pretendemos mostrar “as salas de visita da Nazaré e as raízes culturais de cada um dos núcleos populacionais, com grande significado histórico para a formação desta povoação”.

O presépio vai continuar a crescer. Mas o espaço físico onde decorre a mostra não permite mais acrescentos. “Aos poucos estamos a fazer telhas em barro” e mais elementos para aumentar o espólio que é muito procurado, em particular por locais “que chegam ao local e recordam momentos passados noutras décadas”.

Composta por cinco grandes presépios, a exposição apresenta, ainda, outra criação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o presépio “nazareno”, em que as figuras envergam os trajes tradicionais locais. O cenário do nascimento de Jesus é uma embarcação de pesca típica.

Manter viva a tradição e costumes do festejo desta quadra são alguns dos objetivos desta mostra, que conta com os trabalhos dos artesãos do Grupo, como Fernando Barqueiro e Edmundo José Barbosa. “É um espólio que também é da Nazaré” e poderá ser reaproveitado para outros trabalhos.

Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” podem ser visitados de segunda a domingo.

A entrada é gratuita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ohai Nazaré oferece atividades de Natal para as famílias

O Ohai Nazaré apresenta, de 16 a 18 de dezembro e 29 de dezembro a 1 de janeiro, atividades especiais dedicadas ao Natal. “Para que o espírito natalício envolva toda a família, a sexta-feira é o dia reservado para as sessões de cinema”, refere a organização. “E...

ohai nazare glamping 11