Presépios Tradicionais da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré volta a apresentar no Centro Cultural da Nazaré a Exposição de Presépios Tradicionais da Nazaré, que foi inaugurada no passado domingo e que o público poderá visitar até dia 7 de Janeiro de 2018.

“Quando surgiu a ideia de fazer regressar o gosto pelo presépio há 6 anos, fizemos uma exposição com figuras de barro, mas depois veio a de recriarmos a Nazaré com bonecos, e mostrando as localidades e os seus principais marcos culturais”, explicou Fernando Barqueiro, do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, a entidade que apresenta esta mostra.

As figuras presentes neste presépio de grandes dimensões são bonecos vestidos com os variadíssimos trajes da Nazaré e as casas em miniatura são a reconstituição da Nazaré, Sítio e Pederneira dos anos de 1930.

Dos presépios tradicionais em barro aos mais atuais, a exposição mostra a evolução das representações do nascimento de Jesus, ao longo de várias décadas.

A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais – Praia, Pederneira e Sítio – é um dos destaques desta exposição, composta por mais de 100 casas e quase 200 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico representado, como a Casa da Câmara da Pederneira; o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Coreto; a Ermida da Memória; o Forte de S. Miguel Arcanjo; as hortas da Pederneira; a marginal; as Praças (Manuel de Arriaga e Sousa Oliveira); os challets e as casas típicas dos pescadores.

“Temos aqui representado o período 1930-1940, para nós o que mais características interessantes apresenta, do ponto de vista cultural e típico da Nazaré”. Através desta exposição, pretendemos mostrar “as salas de visita da Nazaré e as raízes culturais de cada um dos núcleos populacionais, com grande significado histórico para a formação desta povoação”.

O presépio vai continuar a crescer. Mas o espaço físico onde decorre a mostra não permite mais acrescentos. “Aos poucos estamos a fazer telhas em barro” e mais elementos para aumentar o espólio que é muito procurado, em particular por locais “que chegam ao local e recordam momentos passados noutras décadas”.

Composta por cinco grandes presépios, a exposição apresenta, ainda, outra criação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o presépio “nazareno”, em que as figuras envergam os trajes tradicionais locais. O cenário do nascimento de Jesus é uma embarcação de pesca típica.

Manter viva a tradição e costumes do festejo desta quadra são alguns dos objetivos desta mostra, que conta com os trabalhos dos artesãos do Grupo, como Fernando Barqueiro e Edmundo José Barbosa. “É um espólio que também é da Nazaré” e poderá ser reaproveitado para outros trabalhos.

Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” podem ser visitados de segunda a domingo.

A entrada é gratuita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda