S.A.Marionetas em São Tomé e Príncipe apresenta o Teatro Dom Roberto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A companhia S.A.Marionetas leva o teatro tradicional português de marionetas - Teatro Dom Roberto a São Tomé e Príncipe, a convite do Centro Cultural Português - Embaixada de Portugal.

Estão previstos três espetáculos, que decorrerão no auditório do próprio Centro Cultural, para o público em geral e de entrada gratuita, e dois em escolas: Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e na Escola Manuela Margarido, na cidade da Trindade.

Com esta deslocação a São Tomé “a Companhia realiza um objetivo antigo, o de apresentar o seu trabalho em África”.

A digressão mundial 2017 da S.A. Marionetas irá terminar quase no final do ano, em Espanha, na cidade de Huelva, depois de ter percorrido países com a Tailândia, Luxemburgo, Bélgica, Cazaquistão, França, Ucrânia e Índia.

Teatro Dom Roberto

O Teatro de Robertos representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. De facto, a origem desta forma de arte popular de representação remonta, na tradição europeia à Commedia dell’ Arte italiana do século XVI e não parece ser improvável que as tradições orientais tenham tido, de alguma forma, influência na evolução deste tipo tradicional de representação.

A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias (dos últimos fantocheiros populares portugueses) recriou a partir do seu testemunho duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”.

Mais recentemente, e procurando preservar esta forma de arte tradicional, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos – “A Rosa e os 3 Namorados” , “O Castelo dos Fantasmas” e “O Saloio de Alcobaça”

Pretende-se assim, não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222