Estão previstos três espetáculos, que decorrerão no auditório do próprio Centro Cultural, para o público em geral e de entrada gratuita, e dois em escolas: Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e na Escola Manuela Margarido, na cidade da Trindade.
Com esta deslocação a São Tomé “a Companhia realiza um objetivo antigo, o de apresentar o seu trabalho em África”.
A digressão mundial 2017 da S.A. Marionetas irá terminar quase no final do ano, em Espanha, na cidade de Huelva, depois de ter percorrido países com a Tailândia, Luxemburgo, Bélgica, Cazaquistão, França, Ucrânia e Índia.
Teatro Dom Roberto
O Teatro de Robertos representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. De facto, a origem desta forma de arte popular de representação remonta, na tradição europeia à Commedia dell’ Arte italiana do século XVI e não parece ser improvável que as tradições orientais tenham tido, de alguma forma, influência na evolução deste tipo tradicional de representação.
A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias (dos últimos fantocheiros populares portugueses) recriou a partir do seu testemunho duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”.
Mais recentemente, e procurando preservar esta forma de arte tradicional, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos – “A Rosa e os 3 Namorados” , “O Castelo dos Fantasmas” e “O Saloio de Alcobaça”
Pretende-se assim, não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
0 Comentários