Q

Previsão do tempo

8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C

S.A.Marionetas em São Tomé e Príncipe apresenta o Teatro Dom Roberto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A companhia S.A.Marionetas leva o teatro tradicional português de marionetas - Teatro Dom Roberto a São Tomé e Príncipe, a convite do Centro Cultural Português - Embaixada de Portugal.

Estão previstos três espetáculos, que decorrerão no auditório do próprio Centro Cultural, para o público em geral e de entrada gratuita, e dois em escolas: Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe e na Escola Manuela Margarido, na cidade da Trindade.

Com esta deslocação a São Tomé “a Companhia realiza um objetivo antigo, o de apresentar o seu trabalho em África”.

A digressão mundial 2017 da S.A. Marionetas irá terminar quase no final do ano, em Espanha, na cidade de Huelva, depois de ter percorrido países com a Tailândia, Luxemburgo, Bélgica, Cazaquistão, França, Ucrânia e Índia.

Teatro Dom Roberto

O Teatro de Robertos representa uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. De facto, a origem desta forma de arte popular de representação remonta, na tradição europeia à Commedia dell’ Arte italiana do século XVI e não parece ser improvável que as tradições orientais tenham tido, de alguma forma, influência na evolução deste tipo tradicional de representação.

A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias (dos últimos fantocheiros populares portugueses) recriou a partir do seu testemunho duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”.

Mais recentemente, e procurando preservar esta forma de arte tradicional, a companhia recuperou mais três peças do repertório de Teatro de Robertos – “A Rosa e os 3 Namorados” , “O Castelo dos Fantasmas” e “O Saloio de Alcobaça”

Pretende-se assim, não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Novo disco dos The Gift chega às plataformas de streaming

CORAL, o novo disco dos The Gift, editado no passado dia 14 de setembro, apenas disponível em exclusivo na App REV, já chegou a todas as plataformas de streaming. O novo trabalho de estúdio da banda de Alcobaça conta com um conceito único, no qual arriscaram a...

indice