Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
12° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
13° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C

Parque de Campismo requalificado reabre no centro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Parque de Campismo Municipal de Alcobaça reabriu ao público no passado dia 23 de novembro. O Parque será gratuito até ao final do ano.

Localizado no centro da cidade, foi alvo de uma requalificação de 318 mil euros, dos quais cerca de 212 mil euros de fundos comunitários, o que permitiu criar uma nova infraestrutura de lazer no coração da cidade que estará aberta a toda comunidade, podendo ser usufruída quer pelos campistas e caravanistas, quer pelos habitantes e visitantes.

A obra, iniciada em janeiro deste ano, resultou na criação de uma ampla área de tendas, um espaço para 24 caravanas e um parque de estacionamento.

A obra contemplou ainda a renovação das redes de água e eletricidade, a construção de uma estação para lavagem de autocaravanas, um parque de merendas, a requalificação dos caminhos pedestres, a criação de uma área de lazer dotada com diversos aparelhos de ginástica e instalações sanitárias que poderão ser igualmente utilizadas pelos utentes do parque infantil contíguo.

O objetivo é que no requalificado Parque de Campismo não seja “uma estrutura hermeticamente fechada e isolada da comunidade”, mas antes “um espaço que poderá ser visitado livremente por qualquer cidadão”, disse Paulo Inácio.

O Parque de Campismo, que desde 2014 a Câmara tem equacionado que possa vir a ser gerido pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, abrirá, no entanto, “sem estar definido o modelo de gestão”, disse o autarca.

“A Câmara de Alcobaça irá garantir, até ao final de 2017, a abertura e o usufruto gracioso deste espaço a todos os munícipes e visitantes. Este período foi acordado entre a Autarquia e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria que irá fazer a sua reflexão e análise no sentido de tomar uma decisão relativamente à intenção de ser a entidade responsável pela gestão deste espaço”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio perante o executivo municipal e vários presidentes de Câmara.

O parque ocupa uma área de cerca de 15.000 metros quadrados e a sua requalificação integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano que contempla várias intervenções na cidade de Alcobaça.

O plano obteve aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) com vista à obtenção de 6,5 milhões de euros de fundos comunitários, o maior montante obtido na região do Oeste.

A Presidente da União de Juntas de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, recordou que “não é o projeto que a Junta tinha em mente para este espaço”, mas “até ao final do ano vamos estudar que tipo de receita poderemos obter do Parque, que ofertas poderemos dar, e como poderemos gerir um espaço público de estacionamento e de caravanas, e quais os custos de manutenção de um espaço de 15 mil metros quadrados, com jardim”.

Perceber se o espaço é “autossustentável financeiramente” e se “a Câmara estará disponível para investimentos futuros, que venham a ser necessários” são outras questões que Isabel Fonseca espera ver respondidas neste espaço de estudo ao equipamento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara Municipal prepara novos perímetros de rega no concelho

Um ano após a inauguração da requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes regressou, no passado dia 28 de novembro, à Associação dos Beneficiários da Cela, para abrir as XIII...

rega

Desagregação da União de Freguesias Pataias-Martingança chumbada

A desagregação da União de Freguesias Pataias-Martingança foi chumbada no passado dia 8 de dezembro, em Assembleia de Freguesia Extraordinária, com 8 votos contra e 5 a favor. Um grupo de cidadãos da Martingança pedia o regresso à configuração política do passado,...