Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Homenagem da Câmara aos fundadores do Externato D. Fuas

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado no passado sábado o busto de Maria Manuela Laborinho Confraria, uma homenagem da Câmara Municipal aos fundadores do Externato D. Fuas Roupinho.

A homenagem à ex-diretora do Externato D. Fuas Roupinho, e ao seu fundador, Dr. Fernando Soares, deu origem a um novo espaço de lazer em frente à escola, junto da EN 242, “sem obstáculos na interação com a escola”, disse Manuel Sequeira, vereador da Educação na Câmara da Nazaré.

“São os nossos ministros da Educação, responsáveis, durante décadas, pela formação escolar de muitos nazarenos”, disse ainda o responsável pela pasta do ensino na Autarquia.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, destacou o “importante papel” dos fundadores do Externato na formação de centenas de nazarenos e continuação de estudos.

“É uma homenagem aos que muito fizeram pela Nazaré, onde deixaram um marco enorme”.

Rui Soares, filho da homenageada, agradeceu o reconhecimento público a “uma mulher que esteve muito à frente no seu tempo. Uma mulher excecional”, e que decidiu, juntamente com o marido, Fernando Soares, abrir uma escola, com o marido, numa vila piscatória, depois de ter concluído a sua licenciatura.

“Deram a possibilidade a muitos jovens de se instruírem”.

A estátua é um trabalho de António Vidigal, e resulta da consulta de algumas fotografias antigas da ex-diretora.

António Vidigal é autor de uma vasta obra pública. Desde os anos sessenta que tem exposto escultura e desenho, tanto individual como coletivamente. Tem Monumentos e outras esculturas em locais públicos, em Portugal e Angola. Está representado em Museus, coleções institucionais e particulares, em Portugal e em outros países. Nas Caldas da Rainha (1975-2000), esteve na origem da Bienal de Escultura, do Simpósio de Escultura em Pedra e da E.S.A.D., de que foi presidente da primeira Comissão Instaladora.

Tratou-se de uma iniciativa da Câmara Municipal, anunciada durante uma sessão de descerramento da placa comemorativa do “Encontro de Gerações”, onde se reuniram os antigos e atuais alunos, professores e funcionários da instituição de ensino.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao