Município da Nazaré foi o convidado das Jornadas sobre GOUF de Capbreton

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A convite da Município Francês de Capbreton, a Nazaré foi a convidada de honra para as segundas Jornadas sobre o GOUF de Capbreton.

A região francesa, onde está inserida Capbreton, é bastante conhecida no meio do Surf, e conta com um Canhão submarino de características semelhantes ao da Nazaré.

A primeira parte das jornadas foram dedicadas aos diversos estudos científicos realizados, e às atividades de mergulho no desfiladeiro submarino de Capbreton, tendo a segunda parte das Jornadas sido dedicadas inteiramente ao Canhão da Nazaré.

Estiveram presentes em representação do Município da Nazaré, Pedro Pisco, Dino Casimiro e Paulo Salvador, com uma apresentação e promoção do Projeto das Ondas da Nazaré, proporcionadas pelo Canhão.

João Vitorino e a Aurora Rodrigues, do Instituto Hidrográfico (IH) também foram oradores destas jornadas, explicando os estudos efetuados ao Canhão da Nazaré. Recorde-se que o Canhão Submarino da Nazaré tem vindo a ser investigado pelo Instituto Hidrográfico, juntamente com parceiros europeus, com o objetivo de compreender a sua estrutura geológica e os processos dinâmicos e sedimentares que nele ocorrem.

Os surfistas Eric Rebiere, Pilou Ducalme, Gautier Garanx, Julien Molia, Fred Vida e Joel Badina, falaram, por seu turno, das experiências pessoais nas ondas da Nazaré, numa palestra que encerraria o dia das jornadas dedicadas a estes dois grandes vales submarinos.

O Canhão Submarino da Nazaré, o maior da Europa e um dos maiores do mundo

Este vale submarino corta toda a margem continental ao largo da Nazaré e prolonga-se por cerca de 200 quilómetros, com profundidades que vão desde os 150 metros (junto à costa) aos 5 mil metros.

Ao longo do canhão submarino, ocorrem processos dinâmicos e sedimentares extremamente energéticos, que podem desempenhar um papel fundamental na formação e manutenção de ecossistemas marinhos profundos específicos.

A dinâmica deste canhão potencia a ocorrência de águas ricas em nutrientes nas camadas superficiais, com impactos na abundância e diversidade de peixe deste mar; e modifica as condições de propagação da ondulação, do largo para a zona costeira, gerando ondas extremas na Praia do Norte, o que proporciona condições únicas para a prática do surf.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Praias nazarenas novamente com ‘Qualidade de Ouro’

As praias da Nazaré e do Salgado foram novamente distinguidas com o prestigiado Galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão, atribuído há quase 15 anos, reconhece a qualidade excecional da...

nazare