Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C

Município da Nazaré foi o convidado das Jornadas sobre GOUF de Capbreton

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A convite da Município Francês de Capbreton, a Nazaré foi a convidada de honra para as segundas Jornadas sobre o GOUF de Capbreton.

A região francesa, onde está inserida Capbreton, é bastante conhecida no meio do Surf, e conta com um Canhão submarino de características semelhantes ao da Nazaré.

A primeira parte das jornadas foram dedicadas aos diversos estudos científicos realizados, e às atividades de mergulho no desfiladeiro submarino de Capbreton, tendo a segunda parte das Jornadas sido dedicadas inteiramente ao Canhão da Nazaré.

Estiveram presentes em representação do Município da Nazaré, Pedro Pisco, Dino Casimiro e Paulo Salvador, com uma apresentação e promoção do Projeto das Ondas da Nazaré, proporcionadas pelo Canhão.

João Vitorino e a Aurora Rodrigues, do Instituto Hidrográfico (IH) também foram oradores destas jornadas, explicando os estudos efetuados ao Canhão da Nazaré. Recorde-se que o Canhão Submarino da Nazaré tem vindo a ser investigado pelo Instituto Hidrográfico, juntamente com parceiros europeus, com o objetivo de compreender a sua estrutura geológica e os processos dinâmicos e sedimentares que nele ocorrem.

Os surfistas Eric Rebiere, Pilou Ducalme, Gautier Garanx, Julien Molia, Fred Vida e Joel Badina, falaram, por seu turno, das experiências pessoais nas ondas da Nazaré, numa palestra que encerraria o dia das jornadas dedicadas a estes dois grandes vales submarinos.

O Canhão Submarino da Nazaré, o maior da Europa e um dos maiores do mundo

Este vale submarino corta toda a margem continental ao largo da Nazaré e prolonga-se por cerca de 200 quilómetros, com profundidades que vão desde os 150 metros (junto à costa) aos 5 mil metros.

Ao longo do canhão submarino, ocorrem processos dinâmicos e sedimentares extremamente energéticos, que podem desempenhar um papel fundamental na formação e manutenção de ecossistemas marinhos profundos específicos.

A dinâmica deste canhão potencia a ocorrência de águas ricas em nutrientes nas camadas superficiais, com impactos na abundância e diversidade de peixe deste mar; e modifica as condições de propagação da ondulação, do largo para a zona costeira, gerando ondas extremas na Praia do Norte, o que proporciona condições únicas para a prática do surf.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda