Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Falta de médicos no Hospital das Caldas da Rainha condiciona Urgências Obstétricas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A falta de médicos no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha está a condicionar o acesso às urgências obrigando à transferência de grávidas para os hospitais de Santarém e de Santa Maria, em Lisboa.

Dos “21 médicos especialistas” de que o serviço deveria dispor o Hospital das Caldas da Rainha conta apenas com “10 médicos obstetras”, disse à Lusa o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), admitindo que a falta de clínicos está a provocar, em alguns dias o condicionamento das urgências daquele serviço.

De acordo com o CA, o funcionamento do Serviço de Urgência [de obstetrícia] “deve contar com dois a três especialistas de Obstetrícia durante 24 horas”, bem como com “dois enfermeiros, além da disponibilidade de um anestesista e de um pediatra”.

Embora a carência de médicos obstetras seja “sentida em todo o país”, no caso do CHO a situação agrava-se pelo facto de existirem “médicos com idade para dispensa de trabalho noturno” e “absentismo por maternidade ou outras razões”, adiantou o CA sublinhando que o hospital “tem que recorrer com elevada frequência a prestadores externos, através de empresas prestadoras, nem sempre disponíveis”.

Condicionantes que levaram a que no primeiro fim de semana do mês, “entre as 18:00 de sexta-feira e as 09:00 de sábado, e repetiu-se entre as 09:00 de domingo e as 09:00 de segunda-feira,” as urgências tenham estado condicionadas, revelou o hospital.

Durante esses períodos, precisou o hospital, “as grávidas que acorreram à Unidade de Caldas da Rainha foram avaliadas no Serviço de Urgência Geral e, quando necessário, encaminhadas para outros hospitais, nomeadamente o Hospital de Santarém e o Hospital de Santa Maria, devidamente acompanhadas por um enfermeiro especialista de obstetrícia”, em linha com as orientações da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Ainda assim, a maternidade da unidade das Caldas da Rainha, “nunca esteve encerrada”, esclareceu ainda o CA, afirmando que “as mulheres que se encontravam internadas no Serviço de Obstetrícia contaram com apoio médico em regime de prevenção, e com a escala habitual de enfermagem”.

O número de 21 médicos especialistas com que o hospital deveria contar tem por base o número de partos realizados, que em 2016 se cifrou em 1.378.

No mesmo ano foram atendidos 10.204 episódios na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia.

Nos primeiros oito meses de 2017 foram realizados 817 partos e foram atendidos 6.604 episódios de urgência, segundo o CA.

O Conselho de Administração espera que a situação “seja colmatada, no futuro, quando existir reforço do número de médicos obstetras”, para os quais o CHO “tem aberto repetidamente concursos para colocação de novos médicos especialistas”.

Durante o ano de 2016 e princípios de 2017 entraram três novos médicos e “aguardam-se novos concursos para breve” relativos ao ano de 2017, informou o CHO.

O CHO resultou da fusão do antigo Centro Hospitalar do Oeste Norte e do antigo Centro Hospitalar de Torres Vedras e integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Serve uma população de mais de 300 mil habitantes dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval

Despiste aparatoso junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão

Uma mulher de 37 anos sofreu ferimentos ligeiros após uma queda aparatosa do veículo que conduzia, ao princípio da manhã do passado dia 19, na ravina junto à Pousada da Juventude de Alfeizerão. O despiste aconteceu entre as seis e meia e as sete da manhã, numa...

despistepousada