Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 18° C
20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 18° C
20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 17° C

Falta de médicos no Hospital das Caldas da Rainha condiciona Urgências Obstétricas

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A falta de médicos no Serviço de Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha está a condicionar o acesso às urgências obrigando à transferência de grávidas para os hospitais de Santarém e de Santa Maria, em Lisboa.

Dos “21 médicos especialistas” de que o serviço deveria dispor o Hospital das Caldas da Rainha conta apenas com “10 médicos obstetras”, disse à Lusa o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), admitindo que a falta de clínicos está a provocar, em alguns dias o condicionamento das urgências daquele serviço.

De acordo com o CA, o funcionamento do Serviço de Urgência [de obstetrícia] “deve contar com dois a três especialistas de Obstetrícia durante 24 horas”, bem como com “dois enfermeiros, além da disponibilidade de um anestesista e de um pediatra”.

Embora a carência de médicos obstetras seja “sentida em todo o país”, no caso do CHO a situação agrava-se pelo facto de existirem “médicos com idade para dispensa de trabalho noturno” e “absentismo por maternidade ou outras razões”, adiantou o CA sublinhando que o hospital “tem que recorrer com elevada frequência a prestadores externos, através de empresas prestadoras, nem sempre disponíveis”.

Condicionantes que levaram a que no primeiro fim de semana do mês, “entre as 18:00 de sexta-feira e as 09:00 de sábado, e repetiu-se entre as 09:00 de domingo e as 09:00 de segunda-feira,” as urgências tenham estado condicionadas, revelou o hospital.

Durante esses períodos, precisou o hospital, “as grávidas que acorreram à Unidade de Caldas da Rainha foram avaliadas no Serviço de Urgência Geral e, quando necessário, encaminhadas para outros hospitais, nomeadamente o Hospital de Santarém e o Hospital de Santa Maria, devidamente acompanhadas por um enfermeiro especialista de obstetrícia”, em linha com as orientações da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Ainda assim, a maternidade da unidade das Caldas da Rainha, “nunca esteve encerrada”, esclareceu ainda o CA, afirmando que “as mulheres que se encontravam internadas no Serviço de Obstetrícia contaram com apoio médico em regime de prevenção, e com a escala habitual de enfermagem”.

O número de 21 médicos especialistas com que o hospital deveria contar tem por base o número de partos realizados, que em 2016 se cifrou em 1.378.

No mesmo ano foram atendidos 10.204 episódios na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia.

Nos primeiros oito meses de 2017 foram realizados 817 partos e foram atendidos 6.604 episódios de urgência, segundo o CA.

O Conselho de Administração espera que a situação “seja colmatada, no futuro, quando existir reforço do número de médicos obstetras”, para os quais o CHO “tem aberto repetidamente concursos para colocação de novos médicos especialistas”.

Durante o ano de 2016 e princípios de 2017 entraram três novos médicos e “aguardam-se novos concursos para breve” relativos ao ano de 2017, informou o CHO.

O CHO resultou da fusão do antigo Centro Hospitalar do Oeste Norte e do antigo Centro Hospitalar de Torres Vedras e integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Serve uma população de mais de 300 mil habitantes dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos