A nova infraestrutura, exigida há 3 décadas, irá dar resposta aos requisitos atuais das infraestruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários, através da melhoria dos espaços; da qualidade de prestação de cuidados médicos, de enfermagem, atendimento dos utentes e das condições de trabalho dos profissionais.
“O futuro Centro de Saúde responderá, de forma adequada, às necessidades atuais e futuras da população, através da melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável, o reforço da acessibilidade, a equidade e a coesão social. Sentimos uma grande satisfação estarmos à beira de concretizarmos um sonho antigo, reivindicado há anos, mas concretizado pela atual gestão da Câmara (PS). Em breve, teremos um novo Centro de Saúde, de topo, e que também será um fator de afirmação do concelho”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.
O autarca considera que a nova infraestrutura contribuirá para o desenvolvimento da rede de prestação de cuidados de saúde primários na área territorial da ARSLVT “através de respostas qualificadas e integradas, atendendo à dinâmica demográfica existente, e ao facto de ser expectável um crescimento das necessidades em saúde, em função do aumento do envelhecimento da população, da cronicidade de doenças e das alterações epidemiológicas”.
A futura Unidade, com financiamento comunitário, nascerá no local onde funciona o atual Centro de Saúde, um pré-fabricado provisório desde a década de 80, que será demolido.
Até à sua abertura, os cuidados de saúde primários serão prestados em espaços da Confraria de N. S. Nazaré, no Sítio, escolhidos pela tutela.
A cave da creche e o edifício da Confraria, que irão sofrer obras de adaptação, no valor de 105.000,00 (cento e cinco mil euros), pagos pela Câmara Municipal, serão a localização temporária da Unidade de Saúde Familiar – USF Nazareth e USF Global, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados – URAP, Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC, e Unidade de Saúde Pública – USP).
0 Comentários