Nazaré vai ter investimento de 7,6 milhões para travar erosão da costa

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Alcobaça-Cabo Espichel, em consulta pública, entrega 7,6 milhões de euros ao combate da erosão na costa da Nazaré.

O plano quer combater a erosão costeira até 2028, com 133 milhões de euros, que deverão ser usados estabilizar arribas, colocar areia nas praias e reabilitar cordões dunares.

O POOC Alcobaça-Cabo Espichel 2017-2028, tem previsto um investimento total de 234,8 milhões de euros (ME), dos quais 133ME são canalizados para a prevenção de riscos costeiros associados à erosão costeira, à subida do nível do mar e às alterações climáticas.

Em consulta pública até 30 de maio, o POOC prevê ainda 9,2ME para a proteção e conservação do património natural e paisagístico, 16,6 para proteger a qualidade da água das praias, 54,9ME para atividades económicas que se enquadrem nos usos sustentáveis da orla costeira, 18,1ME para a requalificação e valorização de praias e 2,6ME para ações de monitorização.

O investimento é repartido sobretudo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (145,5ME) e os municípios (60ME).

Por concelhos, Almada é o que vai ter maior investimento (98, 7 milhões de euros), seguindo-se Caldas da Rainha (22,4), Mafra (18,6), Peniche (15,5), Torres Vedras (13,4), Cascais (11,1), Lourinhã (10,9), Sintra (10,7), Sesimbra (8,7), Nazaré (7,6), Alcobaça (7,6) e Óbidos (1,8).

Com cerca de 400 ações de intervenção programadas até 2028, o POOC prevê investimentos de 72 milhões de euros na colocação artificial de areia nas praias de Almada e 17,2ME em dragagens e desassoreamento da Lagoa de Óbidos.

Nas Caldas da Rainha, a frente marítima e lagunar da Foz do Arelho vai ser requalificada, com um investimento de 5ME, enquanto em Sesimbra estão programados 4ME para a requalificação do Santuário do Cabo Espichel e zona envolvente.

Estão previstas obras de requalificação das praias e de estabilização das suas arribas sobretudo em Pedra do Ouro, Alcobaça (5ME), Porto das Barcas, Lourinhã (3ME), Azul e Formosa, Torres Vedras (4,6ME), Azenhas do Mar, Praia Grande, São Julião, Praia das Maças e Magoito, em Sintra (8,4ME).

Na Lourinhã, 3,2ME vão ser canalizados para a requalificação dos portos de pesca de Paimogo, Porto das Barcas e Porto Dinheiro.

Em Almada, deverão ser investidos 1,5 milhões de euros na relocalização de um parque de campismo para proteção do sistema dunar, 1ME na demolição e remoção de casas clandestinas que não sejam habitação permanente, na Fonte da Telha, e 2ME na manutenção dos esporões entre as praias de S. João da Caparica e a Costa da Caparica.

Para repor, manter e reforçar os cordões dunares estão previstos investimentos entre Cova do Vapor e Costa da Caparica (3ME) e na Fonte da Telha (7,4ME), assim como entre o Baleal Sul e a Cova da Alfarroba, em Peniche (1,6ME).

Os portos de pesca estão também englobados nas intervenções, com obras de reparação do quebra-mar da Nazaré (1,6ME), de reparação e desassoreamento da Ericeira (2,5ME), de desassoreamento da bacia portuária (1,3ME) e de prolongamento do quebra-mar interior para atividades de recreio náutico e marítimo-turístico (2ME), em Peniche.

Em Mafra, na orla costeira ocupada pela Reserva Mundial de Surf da Ericeira vai nascer um parque verde e centro de interpretação alusivos (2,5ME).

O POOC Alcobaça-Cabo Espichel propõe uma gestão integrada para esta orla costeira, compatibilizando os vários usos e atividades com a proteção e valorização dos ecossistemas e com ações de combate aos riscos costeiros.

A área de intervenção do Programa de Orla Alcobaça-Cabo Espichel (POOC-ACE) abrange 224 quilómetros da orla costeira repartidos pelos 12 concelhos, onde existe pressão urbanística ao litoral.

O documento resultou da fusão dos POOC Alcobaça-Mafra, Cidadela-São Julião da Barra e Sintra-Sado, que estavam em vigor desde inícios de 2000.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda