Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
9° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Oeste investe 9,7 milhões de euros até 2020 no combate ao insucesso escolar

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça (8,2% ) e a Nazaré (9,1% ) registam valores de insucesso abaixo dos valores médios da região.

Os 12 municípios do Oeste vão investir 9,7 milhões de euros até 2020 para combater o insucesso escolar, cujo plano de ação vai ser implementado nas escolas ainda este ano, informou o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Pedro Folgado, também presidente da Câmara de Alenquer, explicou que o plano vai avançar ainda este ano.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro tem financiamento comunitário garantido, no âmbito do programa operacional Centro 2020.

Até 2020, estão previstas 40 ações, envolvendo escolas e outras entidades, destinadas a promover a inclusão e o sucesso educativo, prevenir o abandono escolar, promover abordagens inovadoras nas escolas e dar respostas a necessidades educativas especiais, contribuindo assim para uma maior igualdade de oportunidades no acesso ao ensino.

O plano de ação, a que a agência Lusa teve acesso, é justificado pelo facto de os alunos da região Oeste terem uma taxa de retenção e desistência no ensino básico (10,4% ) superior à média nacional (9,9% ) no ano letivo 2011/2012.

No Oeste, apenas três concelhos registam valores de insucesso abaixo dos valores médios da região, nomeadamente, Alcobaça (8,2% ), Nazaré (9,1% ) e Arruda dos Vinhos (9,2% ).

Segundo o diagnóstico, as situações “mais preocupantes” verificam-se na Lourinhã e no Bombarral, 14,3% , respetivamente.

Na Lourinhã, verificou-se um agravamento dos resultados escolares, na última década, pois transitou de uma das mais baixas taxas de retenção e desistência no ensino básico regular, em 2004/2005, para os valores mais altos registados no ano letivo 2013/2014.

Além da taxa de retenção, entre 2001 e 2011, subiram também as taxas de desemprego (0,3% ), do número de desempregados inscritos há mais de um ano nos centros de emprego (23,8% ), de desempregados à procura do primeiro emprego (11,6% ) e dos que procuram novo emprego (0,6% ), o que reflete “as enormes dificuldades de inserção no mercado de trabalho, num contexto em que prevalece, sobretudo, a destruição de postos de trabalho”.

Apesar de 70,1% da população ter concluído o terceiro ciclo do ensino básico, verifica-se ainda uma “escassez de qualificações”, já que nem cerca de um quinto da população detém o ensino secundário, ainda que esteja abaixo da média da zona Centro (15,9% ) ou do país (16,8% ).

O plano explica que as respostas têm sido até agora pouco articuladas e eficazes, por um lado, e os alunos revelam, por outro, índices crescentes de desinteresse e desmotivação pela escola, por falta de compreensão da matéria ou por fatores associados ao contexto escolar, familiar e até social em que vivem.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, onde residem mais de 350 mil habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1