Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
18° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C
21° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Oeste investe 9,7 milhões de euros até 2020 no combate ao insucesso escolar

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça (8,2% ) e a Nazaré (9,1% ) registam valores de insucesso abaixo dos valores médios da região.

Os 12 municípios do Oeste vão investir 9,7 milhões de euros até 2020 para combater o insucesso escolar, cujo plano de ação vai ser implementado nas escolas ainda este ano, informou o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Pedro Folgado, também presidente da Câmara de Alenquer, explicou que o plano vai avançar ainda este ano.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro tem financiamento comunitário garantido, no âmbito do programa operacional Centro 2020.

Até 2020, estão previstas 40 ações, envolvendo escolas e outras entidades, destinadas a promover a inclusão e o sucesso educativo, prevenir o abandono escolar, promover abordagens inovadoras nas escolas e dar respostas a necessidades educativas especiais, contribuindo assim para uma maior igualdade de oportunidades no acesso ao ensino.

O plano de ação, a que a agência Lusa teve acesso, é justificado pelo facto de os alunos da região Oeste terem uma taxa de retenção e desistência no ensino básico (10,4% ) superior à média nacional (9,9% ) no ano letivo 2011/2012.

No Oeste, apenas três concelhos registam valores de insucesso abaixo dos valores médios da região, nomeadamente, Alcobaça (8,2% ), Nazaré (9,1% ) e Arruda dos Vinhos (9,2% ).

Segundo o diagnóstico, as situações “mais preocupantes” verificam-se na Lourinhã e no Bombarral, 14,3% , respetivamente.

Na Lourinhã, verificou-se um agravamento dos resultados escolares, na última década, pois transitou de uma das mais baixas taxas de retenção e desistência no ensino básico regular, em 2004/2005, para os valores mais altos registados no ano letivo 2013/2014.

Além da taxa de retenção, entre 2001 e 2011, subiram também as taxas de desemprego (0,3% ), do número de desempregados inscritos há mais de um ano nos centros de emprego (23,8% ), de desempregados à procura do primeiro emprego (11,6% ) e dos que procuram novo emprego (0,6% ), o que reflete “as enormes dificuldades de inserção no mercado de trabalho, num contexto em que prevalece, sobretudo, a destruição de postos de trabalho”.

Apesar de 70,1% da população ter concluído o terceiro ciclo do ensino básico, verifica-se ainda uma “escassez de qualificações”, já que nem cerca de um quinto da população detém o ensino secundário, ainda que esteja abaixo da média da zona Centro (15,9% ) ou do país (16,8% ).

O plano explica que as respostas têm sido até agora pouco articuladas e eficazes, por um lado, e os alunos revelam, por outro, índices crescentes de desinteresse e desmotivação pela escola, por falta de compreensão da matéria ou por fatores associados ao contexto escolar, familiar e até social em que vivem.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, onde residem mais de 350 mil habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol