Câmara de Alcobaça e IHRU sensibilizam comunidade local para a importância da reabilitação urbana

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram um protocolo de cooperação institucional para sensibilizar a comunidade local para a importância da reabilitação urbana.

A assinatura do protocolo teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça na quarta-feira, 12 de abril.

Desde 1970 até aos dias de hoje, o número de alojamentos em Portugal mais do que duplicou. Existem atualmente cerca de 6 milhões de casas para um universo de 4 milhões de agregados familiares.

No entanto, o mercado de arrendamento nacional representa atualmente apenas 20% em termos de ocupação destes alojamentos.

A iniciativa serviu igualmente para divulgar a linha de financiamento “Reabilitar para Arrendar”, um programa de apoio concebido pelo IHRU que se destina ao financiamento de operações de reabilitação de edifícios, com idade igual ou superior a 30 anos, para fins habitacionais, devendo as frações habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

“Este protocolo coloca à disposição dos munícipes um importante instrumento de valorização do património habitacional de todo o concelho. Proprietários com dificuldades em acolher a recetividade da banca para os seus projetos de reabilitação podem e devem candidatar-se a esta linha de financiamento. A Câmara Municipal de Alcobaça assume deste modo o seu papel de promotor da qualidade de vida dos residentes de todo o concelho, procurando, ela própria, requalificar e renovar os seus equipamentos públicos e informar os particulares sobre os instrumentos que estes dispõem para rentabilizar as suas propriedades. São sinergias como esta que projetam o concelho para um futuro positivo e sustentável”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

“Estamos perante um cenário de claro desaproveitamento do nosso parque habitacional. Em apenas 40 anos, deixámos de ser um país de arrendatários para passarmos a ser um país de proprietários. E a leitura que facilmente podemos fazer do mercado é que a procura pelo arrendamento não encontra uma resposta adequada pese embora a quantidade de casas existentes. Cerca de 12% de todo esse universo de alojamento encontra-se vazio”, alertou Vítor Reis, presidente do IHRU.

Consulte toda a informação sobre o programa “Reabilitar para Arrendar” no Site Autárquico da Câmara Municipal de Alcobaça, ou na página de internet do IHRU.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222