Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 25° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 28° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 28° C

Câmara de Alcobaça e IHRU sensibilizam comunidade local para a importância da reabilitação urbana

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram um protocolo de cooperação institucional para sensibilizar a comunidade local para a importância da reabilitação urbana.

A assinatura do protocolo teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça na quarta-feira, 12 de abril.

Desde 1970 até aos dias de hoje, o número de alojamentos em Portugal mais do que duplicou. Existem atualmente cerca de 6 milhões de casas para um universo de 4 milhões de agregados familiares.

No entanto, o mercado de arrendamento nacional representa atualmente apenas 20% em termos de ocupação destes alojamentos.

A iniciativa serviu igualmente para divulgar a linha de financiamento “Reabilitar para Arrendar”, um programa de apoio concebido pelo IHRU que se destina ao financiamento de operações de reabilitação de edifícios, com idade igual ou superior a 30 anos, para fins habitacionais, devendo as frações habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

“Este protocolo coloca à disposição dos munícipes um importante instrumento de valorização do património habitacional de todo o concelho. Proprietários com dificuldades em acolher a recetividade da banca para os seus projetos de reabilitação podem e devem candidatar-se a esta linha de financiamento. A Câmara Municipal de Alcobaça assume deste modo o seu papel de promotor da qualidade de vida dos residentes de todo o concelho, procurando, ela própria, requalificar e renovar os seus equipamentos públicos e informar os particulares sobre os instrumentos que estes dispõem para rentabilizar as suas propriedades. São sinergias como esta que projetam o concelho para um futuro positivo e sustentável”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

“Estamos perante um cenário de claro desaproveitamento do nosso parque habitacional. Em apenas 40 anos, deixámos de ser um país de arrendatários para passarmos a ser um país de proprietários. E a leitura que facilmente podemos fazer do mercado é que a procura pelo arrendamento não encontra uma resposta adequada pese embora a quantidade de casas existentes. Cerca de 12% de todo esse universo de alojamento encontra-se vazio”, alertou Vítor Reis, presidente do IHRU.

Consulte toda a informação sobre o programa “Reabilitar para Arrendar” no Site Autárquico da Câmara Municipal de Alcobaça, ou na página de internet do IHRU.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça fecha 2021 com saldo positivo de 463 mil euros

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 28, as contas da autarquia que terminou o ano de 2021 com um saldo positivo de 463,2 mil euros e reduziu a dívida em 386 mil euros. De acordo com o relatório de contas apresentado aos deputados a receita...

cma