Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
17° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 21° C

Turismo do Centro promove região como destino de luxo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Turismo Centro de Portugal lançou uma nova campanha de promoção da região enquanto destino para o turismo de luxo. O objetivo é posicionar a diversidade do Centro de Portugal nos roteiros turísticos nacionais e internacionais dirigidas aos segmentos mais exigentes. A campanha teve início esta semana, com uma apresentação de produtos diferenciadores a operadores vocacionados para o Turismo de Luxo.

O roteiro, que nesta primeira abordagem decorreu entre Torres Vedras, Fátima, Porto de Mós, Coimbra, Anadia e Aveiro, à qual se seguirão novos roteiros em outras sub regiões do Centro de Portugal, promoveu a oferta cultural e histórica, a gastronomia e enologia, o ‘soft-adventure’, os produtos termais e spas e os ‘hotéis boutique’. Durante dois dias, os principais responsáveis de agências de viagens vocacionadas para o turismo de luxo – a espanhola Elefant Travel e a portuguesa Lounge Luxury Travel – e uma jornalista norte-americana especializada em viagens do mesmo segmento conheceram algumas das melhores unidades hoteleiras e atrações da região e regressaram confiantes de que o Centro de Portugal tem um enorme potencial para atrair turistas exigentes e de um segmento mais elevado.

Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, esta visita insere-se numa estratégia de mostrar que o Centro tem produtos de elevada qualidade, capazes de atrair os visitantes com expetativas mais elevadas. “Há um segmento crescente de turistas exigentes, que procuram experiências diversificadas e fora dos roteiros habituais. O Centro oferece-lhes isso: temos o encanto do património cultural e histórico, com lugares distinguidos como património da humanidade; temos uma multiplicidade de experiências, desde a autoestrada do surf às centenas de quilómetros de trilhos naturais; temos termas e spas requintados. Tudo isto conjugado com uma oferta de unidades hoteleiras cada vez mais sofisticada e enquadrada com o meio envolvente. Foi isso que estes visitantes vieram conhecer e não poderiam sair mais satisfeitos”, frisou.

Gonzalo Gimeno, presidente da Elefant Travel, confirma. “Penso que temos aqui uma enorme oportunidade. O Centro de Portugal pode surpreender em Espanha. Portugal não é só Lisboa, como Espanha não é só o flamenco e Gaudí. A região do Centro tem um produto diferente. Os hotéis são diferentes, a praia é diferente, a gastronomia e o vinho têm um carácter regional muito forte. E as infraestruturas são ótimas, com as autoestradas é fácil e muito rápido chegar ao Centro”, sublinhou. “O desafio é fazer um trabalho na divulgação. Como especialistas em turismo, vemos uma nova tendência nas pessoas de 35 anos, que é a ‘soft adventure’. Para estas, o luxo não é apenas o hotel de 5 estrelas, é o hotel boutique, é o serviço pela experiência da exclusividade. É um luxo mais cultural e autêntico que o luxo do dinheiro”, acrescentou.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Lounge Luxury Travel, explica a opção pelo Centro de Portugal. “Achamos que é uma oportunidade muito grande. Estas duas empresas trabalham o lazer de luxo, uma em Espanha e outra em Portugal, e decidiram juntar-se porque perceberam que há uma oportunidade do lado da procura, nas comunidades de luxo que ambos frequentamos, em trabalhar melhor este mercado, atuando como oferta conjunta Portugal e Espanha. O facto de estarmos a fazer os primeiros ‘brainstormings’ na região do Centro de Portugal significa também que é para nós muito claro que devemos diferenciar não apenas no estilo de produto que oferecemos, mas também no território. Não apenas a parte espanhola como até a parte portuguesa foram surpreendidas pelo nível da oferta. Parece óbvio que temos aqui caminho para andar. Saímos daqui muito animados com a possibilidade de vendermos com êxito o Centro de Portugal enquanto produto turístico”, concluiu.

A jornalista Ann Abel, especializada em turismo de luxo, acredita que o Centro de Portugal tem tudo para atrair turistas norte-americanos. “É lindíssimo em termos de natureza, é muito diferente das cidades onde os norte-americanos costumam ir, Lisboa e Porto. Saber que existe isto pelo meio é especial. Os turistas americanos estão muito interessados em Portugal. Em todas as revistas, Portugal aparece como destino a visitar em 2017. É preciso fazer um trabalho de divulgação e mostrar que, além de Lisboa, Porto, Vale do Douro, Algarve e o fado, há estes lugares fantásticos pelo meio e muito perto. Parem no Centro por alguns dias!”, frisou. “Fiquei impressionada com a qualidade dos hotéis de charme independentes, com uma estética muito ligada à paisagem. Muito, muito chique!”, completou.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias – sem esquecer a gastronomia e os vinhos de eleição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Fábio Porchat vai atuar no CCC

O comediante brasileiro Fábio Porchat vai atuar, a 6 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão por Portugal.

pochat

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos