Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Secretário de Estado da Educação inaugura Biblioteca da EPADREC

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister/ Alcobaça, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Município de Alcobaça uniram esforços para a abertura de uma Biblioteca Escolar, cuja inauguração aconteceu no passado dia 24 de março, e contou com o Secretário de Estado da Educação, João Costa.

“Estou muito contente por me associar a este evento, e por este estar a ser feito numa escola profissional, designadamente de agricultura. O país conhece mal o ensino profissional, e tem uma ideia pré-concebida e errada desta formação”, disse o governante que informou a audiência sobre as medidas em estudo para inverter este preconceito.

“Basta olhar para o ensino superior, desenhado a partir de um quadro de acesso, que esquece o ensino profissional. Na nossa mão está a correção de assimetrias e injustiças que foram colocadas aos alunos da via profissional no que diz respeito ao seu percurso final”.

João Raposeira, diretor da Escola, esclareceu que os alunos da escola profissional de agricultura saem bem preparados para os desafios profissionais ou de investimento no futuro académico.

“É um ensino de empregabilidade. Dão provas que conseguem liderar equipas. E os que prosseguem os estudos, também nos deixam orgulhosos. A nossa luta é continuar a dignificar o ensino profissional”, disse o professor.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, aproveitou a presença do Secretário de Estado para dizer que a EPADREC tem sido um parente pobre do ensino do concelho: “nunca foi olhada em termos de fundos comunitários”.

“Temos apostado no ensino secundário, nos últimos aos, com reabilitações de co conforto importantes, mas a EPADREDC nunca foi olhada a esse nível de equipamentos de comodidade. É uma questão de força política. Nós acreditamos no ensino profissional”, disse o autarca.

O espaço físico da escola não está nas melhores condições. João Raposeira recorda que para o maior sucesso também contribuem as condições: “não podemos trabalhar em escolas tão antigas, com quase 100 anos. Os alunos criticam isso. Penso que eles (governantes) percebem isso. É uma questão de vontades. Penso que no futuro, irão ajudar a escola.”

Paulo Inácio reforçou que “a escola merece que todos façamos esforços no sentido da melhora. Apesar de ter tido menos apoio que as restantes, tem dado grandes contributos a alcobaça, e foi essencial na recuperação de uma espécie em extinção, como a recuperação do malhado de Alcobaça ou da maçã casa nova, ajudando município a criar e manter alguma riqueza”.

A nova Biblioteca Escolar constitui um projeto-piloto de âmbito nacional, através do qual se pretende efetuar um estudo sobre novos conceitos de bibliotecas que respondam aos desafios atuais, decorrentes da revolução digital e da alteração da forma como se lida com a informação e se adquire e produz conhecimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno